Dono da TV Globo revela quantos bilhões a emissora faturou em 2023

Dono da TV Globo revela quantos bilhões a emissora faturou em 2023

Em 2023, o Grupo Globo, que tem a TV Globo como principal empresa, registrou receitas de R$ 15,1 bilhões. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Paulo Marinho, em entrevista a João Luiz Rosa no ‘Valor Econômico’, jornal que também pertence à família Marinho. 

Em caixa, há R$ 14,2 bilhões, quase 20% a mais do que tinha no início de 2022. Parte deste valor está em aplicações financeiras. Outra fração será usada para garantir investimentos, principalmente em tecnologia para a TV, o Globoplay e novos serviços digitais.

O aquecimento do mercado publicitário e a reestruturação financeira – com a dispensa de quase 2 mil contratados e colaboradores nos últimos anos – melhoraram o desempenho da Globo. 

Detalhes do balanço do ano passado serão divulgados ainda este mês. Há expectativa para descobrir se houve lucro ou prejuízo. Afetada pela pandemia de covid-19 e a disparada dos custos operacionais, a companhia chegou a ficar no vermelho em 2021, com R$ 174 milhões negativos. 

Ao longo dos quatro anos de Jair Bolsonaro na Presidência da República, a TV Globo perdeu a maior fatia da propaganda do governo federal, ficou sob o risco de não ter a concessão renovada e enfrentou boatos politizados de iminente falência. 

A fase ruim passou. Em dezembro, a agência de classificação de risco Fitch, dos Estados Unidos, concedeu a nota BB+ ao Grupo Globo. Esta classificação atesta ao mercado a saúde financeira robusta da maior empresa de comunicação do país.

Com Lula, Globo supera Record

Após ter ficado na vice-liderança durante o governo Jair Bolsonaro, a Globo voltou ao topo da lista de grupos de TV que mais recebem verba publicitária do governo federal. Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu seu terceiro mandato, o Planalto contratou 66,1 milhões de reais em propagandas na emissora, quatro vezes o total destinado à Record, que levou 16,4 milhões no mesmo período.

Durante o governo Bolsonaro, a Record esteve na frente: entre 2019 e 2022, recebeu 272,2 milhões de reais em propaganda do Planalto contra 263,6 milhões de reais da Globo e 232,2 milhões de reais do SBT. A Record é comandada pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, uma das principais correntes do segmento evangélico, que apoiou fortemente Bolsonaro.

No atual governo, o faturamento da Globo com verbas da comunicação oficial de Lula superou a soma de todos os demais 21 grupos de mídia listados, que totalizaram 39,7 milhões de reais entre janeiro e outubro de 2023. Os dados foram levantados por VEJA no banco de dados da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

Veja abaixo os rankings em cada governo:

BOLSONARO (2019-2022)

  1. RECORD: R$ 272.288.049
  2. GLOBO: R$ 263.686.686
  3. SBT: R$ 232.140.109
  4. BAND: R$ 84.443.605
  5. REDE TV!: R$ 35.029.266
  6. TURNER: R$ 15.647.728
  7. EBC: R$ 8.644.291
  8. DISCOVERY: R$ 5.978.778
  9. SARA NOSSA TERRA: R$ 4.370.924
  10. SONY: R$ 2.987.155

LULA (JANEIRO A OUTUBRO DE 2023)

  1. GLOBO: R$ 66.179.452
  2. RECORD: R$ 16.481.784
  3. SBT: R$ 13.333.066
  4. BAND: R$ 5.685.711
  5. REDE TV!: R$ 1.172.727
  6. EBC: R$ 1.145.464
  7. TV CULTURA: R$ 444.070
  8. SONY: R$ 350.094
  9. DISNEY: R$ 301.526
  10. FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO: R$ 164.997
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