“Fofocalizando” completa 7 anos no ar com crise de identidade e com a pior audiência da história

Na última terça-feira, 01/08/2023, o “Fofocalizando” completou 7 anos na programação do SBT. Criado em 2016 por Silvio Santos, o programa vive sua pior fase de audiência, ficando constantemente em quarto lugar no ranking do Ibope, atrás da Globo, Record e Band.
Dirigido por Gustavo Vaccari, ex-diretor de Geraldo Luís na Record, o programa tem recebido uma enxurrada de críticas nas redes sociais nos últimos meses.
Desde janeiro de 2023, quando Gustavo assumiu a direção do “Fofocalizando”, a atração começou a apostar em conteúdos sensacionalistas com matérias longas e arrastadas. As fofocas, que até então eram tratadas como protagonistas, viraram coadjuvantes.
Além disso, Vaccari trouxe uma série de entrevistas com personalidades esquecidas pela mídia, que batiam ponto nos antigos programas de Geraldo Luís na Record, que ele próprio dirigia.
Por conta disso, o “Fofocalizando” passou a ser chamado pelos telespectadores e até por funcionários do próprio SBT de “Domingo Show das tardes”.
A reportagem do site Bastidores da TV conversou com alguns funcionários do SBT e ouviu o seguinte questionamento: “Se o “Domingo Show” saiu do ar devido à baixa audiência e ao fracasso de faturamento, por que insistir nessa fórmula que não deu certo na emissora concorrente?!”.
Para piorar a situação que já não estava boa, em março a direção do SBT teve a brilhante ideia de acabar com o “Casos de Família” e estender a duração do “Fofocalizando”. Começando mais cedo e com duas horas de duração, a atração apresentada por Chris Flores, Leo Dias, Gabriel Cartolano, Flor, Gaby Cabrini, Isabele Benito, Kallyna Sabino e Fofoquito viu sua audiência cair cerca de 20%.
Ainda com um faturamento em alta (cerca de 100 merchans por mês), graças a boa imagem de Chris Flores no mercado publicitário, o “Fofocalizando” tem sido a menor audiência de toda a grade da emissora de Silvio Santos.
Na terça-feira (01/08), nas festividades de 7 anos e com Geraldo Luís no palco, o programa fechou com 2.3 pontos de média contra 2.7 da Band, 6.2 da Record e 11.3 da Globo. Foi o segundo programa menos assistido da programação do SBT, superando apenas o jornalístico “SBT News” que é exibido de madrugada.
No mês de julho, a atração cravou apenas 2.6 pontos de média mensal. O pior índice da história do programa. A maior audiência foi registrada no dia 05/07 (3.4 pontos) e a menor audiência foi registrada no dia 21/07 (1.9 ponto). Cada ponto equivale a 76.953 mil televisores, ou 206.674 mil telespectadores sintonizados na Grande São Paulo.
Na mídia especializada, a atração tem recebido críticas de jornalistas como Flávio Ricco, José Armando Vannucci e Sandro Nascimento. Todos são diretos: O “Fofocalizando” precisa voltar a fazer fofocas de celebridades e parar de apostar em sensacionalismo.
O programa chegou ao ponto de ser percebido pelo público somente por fazer harmonização facial em artistas e personalidades que estão fora da mídia. Além de pautar somente programas da TV Globo.
De todas as temporadas que o programa já teve, o “Fofocalizando” nunca esteve tão ruim e fora dos trilhos, tornando-se um braço dos programas sensacionalistas da Record, só que no SBT.
Assista ao programa exibido no último dia 01/08, data em que a atração completou 7 anos no ar: