Funcionário do SBT descumpre regras do Ibope e divulga Real Time nas redes sociais

Funcionário do SBT descumpre regras do Ibope e divulga Real Time nas redes sociais

Leandro Sarubo, redator do programa “The Noite”, vem descumprindo as regras de confidencialidade do instituto Kantar Ibope Media.

O funcionário do SBT, que trabalha no programa de Danilo Gentili, vem divulgando dados de audiência em tempo real em suas redes sociais pessoais, além de manter um blog especializado em divulgação dos números de “Real Time”.

Algumas divulgações são feitas para puxar saco do próprio chefe, quando o “The Noite” ultrapassa a Globo e alcança a 1º colocação no ranking do Ibope, conforme pode ser visto na imagem abaixo:

A reportagem do site Bastidores da TV apurou que, além de divulgar os números nas redes sociais, o funcionário do SBT mantém o blog no ar há sete anos gerando renda extra com veiculação de anúncios, conforme pode ser visto na imagem abaixo:

Leandro Sarubo também criou um grupo no aplicativo Whatsapp para divulgar os números do Ibope “em tempo real e exclusivos”, segundo descrição do anúncio feito na rede social Twitter/X.

O acesso ao grupo está disponível através do link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaD1m0wHVvTbjix5UE1G

Os perfis mantidos pelo funcionário do SBT podem ser vistos nos links a seguir:

De acordo com as regras de confidencialidade do Ibope, os funcionários das emissoras não podem divulgar esses números de Real Time publicamente. Uma multa por descumprimento do contrato pode ser aplicada pelo instituto de audiência.

O site Bastidores da TV procurou a assessoria de imprensa do SBT para saber se Leandro Sarubo continua trabalhando na emissora na data de hoje. Perguntou também, se a emissora permite que funcionários tenham blog para divulgação de dados de audiência e se essa conduta não gera um conflito de interesses. A emissora respondeu o seguinte:

“O SBT vai apurar”.

Procurada pela reportagem do site Bastidores da TV, a assessoria de imprensa da Kantar Ibope Media se pronunciou sobre o ocorrido:

”A Kantar IBOPE Media informa que os dados de audiência em tempo real (Real Time) não estão autorizados para veiculação pública, conforme as condições de confidencialidade e uso de informações disponíveis em kantaribopemedia.com/normas-de-divulgacao. Com relação a eventuais penalidades, a empresa não comenta cláusulas contratuais específicas de seus acordos comerciais.”.

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