Globo inaugura nova fase da campanha “Fato ou Fake”
Conhecido como o “Dia da Mentira”, o 1º de abril marcará o início da nova campanha ‘Fato ou Fake’. Checar a veracidade das informações é ainda mais importante, em um ambiente eleitoral onde fake news circulam livremente nas redes sociais e em aplicativos de conversa misturadas a notícias verdadeiras. Muitas vezes manipuladas como se fossem notícias de fontes confiáveis. A campanha lembra que o nome que se dá a isso é fake news, mas que também podemos chamar de mentira. Ou de fraude. A campanha entra no ar no ‘Jornal Nacional’ desta sexta-feira, dia 1º,e depois segue sendo exibido nos intervalos da TV Globo, nos canais Globo da TV por assinatura, em anúncios nos jornais O Globo, Extra e Valor, em spots na CBN e nos meios digitais, especialmente no G1.
Em 30 segundos, o filme reforça que as fake news vão além de uma simples mentira e que é fundamental que o cidadão busque a verdade para não cair em fraudes. “Quer ouvir uma verdade? Esse ano vai ter muitas fake news. Quer outra? O nome é fake news. Mas você pode chamar de fraude. De mentira. Fique de olho no que é fato ou fake. A gente busca a verdade para você não acreditar em fraude”, diz a locução, acompanhada de um texto que vai se desfazendo até que sobram apenas as palavras “Mentira” e “Fraude” escritas na tela. No encerramento, a locução reforça: “Porque Jornalismo é essencial para a sociedade e a democracia”.
Assinam o filme as marcas da TV Globo, GloboNews, G1, dos jornais O Globo, Extra, Valor e rádio CBN. Criado pelo Grupo Globo em 2018, o projeto ‘Fato ou Fake’ reúne jornalistas destes veículos com o objetivo de combater a disseminação de conteúdos falsos na internet. Os profissionais envolvidos no projeto monitoram redes sociais, verificando mensagens com ampla divulgação, investigam a origem da notícia, o contexto em que a informação está inserida, a data de publicação e as imagens usadas no conteúdo, além de entrar em contato com fontes oficiais, testemunhas e especialistas para garantir uma apuração eficaz. O resultado é disponibilizado na página https://g1.globo.com/fato-ou-fake/
Ficha técnica:
Fato ou Fake – Filme Mentira
Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Direção de Criação: Ricardo Moyano
Gerente Sênior de Criação: Alexandre “Nego Lee” Popoviski
Criação: José “Juco” Borba e Luiz Henrique Costa
Diretor de Estratégia de Marca & Comunicação: Bernardo Magalhães
Gerente de Planejamento de Comunicação: Bruno Altieri
Planejamento: Vanderson Castro
Direção de Marketing & Operações: Mariana Novaes
Gerente Sênior de Atendimento: Suzana Prista
Atendimento: Maria Gabriela Eloy, Livia Barbosa
Gerente de Produção: Ricardo Leo
Produção Executiva: Gabriela Bonn, Fernanda Ribeiro
Produção de Vídeo Beeld Motion
Direção de arte: Papito Jones, Greco Bernardi, Eduardo Tosto e Marcelo Mourão
Animação: Greco Bernardi, Papito Jones e Filippo Johansson
Producer: Flora Pessanha
Produção de Áudio Sonido
Direção: Lucas Duque
Sound design e mixagem: Márcio Biaso
Atendimento: Alessandra Ferreira e Ligia Susini
Locutor: Flávio Faustinoni
