Grupo americano Turner compra 30% da Band e assume a direção artística da emissora
A Band deve anunciar, nas próximas horas, a venda de 30% de seu capital para o grupo americano de mídia Turner, dono da CNN e outras TVs pagas, como a brasileira Esporte Interativo, segundo informa o portal “Yahoo”.
Segundo informa o jornalista Giovani Lettiere, pelo acordo feito com a família Saad – dona da Band -, a empresa Turner assumiria a parte artística da emissora, como os programas da linha de shows e filmes. A Band ficaria apenas com jornalismo e programas do gênero.
Espera-se com a venda que haja um grande investimento na programação da Band, hoje praticamente parada e contando apenas com o sucesso do “MasterChef”, comandado por Ana Paula Padrão e pelos jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin. Até para o esporte, que foi o carro-chefe da emissora por anos, não há mais verba suficiente, evidenciado esta semana com o anúncio da não-transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2016.
Pela Constituição brasileira, uma firma estrangeira só pode controlar 30% do capital de empresas nacionais de comunicação. A negociação com a Turner, então, é legítima. E deve salvar o canal da falta de programação.
