Ibope antecipa investimento para o desligamento do sinal analógico de TV


O sinal analógico de TV aberta no Brasil só será totalmente desligado em 2018, mas o Ibope Media já começou os investimentos em infraestrutura de coleta e processamento de dados para mensurar a audiência e a fiscalização publicitária no sinal digital a partir de julho de 2016.
A empresa está trocando todos os meters (aparelhos que fazem identificação do conteúdo) do painel de 6.060 domicílios, que estão distribuídos em 280 municípios brasileiros, para o DIB 6 – que possui a única tecnologia no mundo auditada pela E&Y e validada pelo Media Rating Council (MRC), capaz de medir o padrão brasileiro de TV digital. O aparelho ainda possui capacidade de coleta e reconhecimento de áudio, sendo capaz de medir qualquer sinal digital, garantindo qualidade e abrangência na captação de dados antes, durante e depois do switch-off.
“A medição de audiência do sinal digital antes mesmo da finalização do switch off analógico é mais uma importante entrega para o mercado, fruto de um plano agressivo de investimentos iniciado pelo Ibope Media há mais de 3 anos que visa a medição de audiência em todas as suas formas”, afirma Fábia Juliasz, diretora de Video Audience Measurement do Ibope Media.
No campo da fiscalização publicitária, o Ibope já realiza em algumas capitais a captura dos conteúdos em sinal digital e, até julho de 2016, antecipando-se ao cronograma do governo, fará a classificação de toda a grade de programação disponibilizada no sinal digital, em 128 cidades do Brasil. Isso garantirá aos assinantes total controle e auditoria das exibições realizadas nesta via após o desligamento do sinal analógico.