Justiça proíbe portal UOL de cobrir o “Big Brother Brasil”

Justiça proíbe portal UOL de cobrir o “Big Brother Brasil”

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O Portal UOL está proibido de promover a cobertura do “Big Brother Brasil 14”. O veto foi determinado pela Justiça do Rio de Janeiro, que acatou pedido de liminar da TV Globo e da Endemol, detentoras dos direitos e proprietárias do formato do reality show.

Segundo liminar da Justiça do Rio, o UOL deve se abster da “exploração comercial e utilização indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou de trechos dos programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol nos portais http://uol.com.br e http://televisao.uol.com.br/bbb ou qualquer outro portal da empresa autora”. O descumprimento da decisão implica em multa diária de R$ 100.000,00.

A decisão impacta ainda a cobertura do “BBB14” feita pelo BOL, Zip.Net, aplicativos para celular e portal móvel do UOL. Blogs sobre o programa (“Blog da Morango”, “Críticas do Mauricio Stycer” e “O Brasil Está Vendo”) deixam de ser atualizados, bem como o perfil UOL BBB no Twitter. O programa da TV UOL “Segunda Tela” está suspenso.

Caso inédito

A censura à cobertura do “BBB” pretendida pela Globo não tem precedente na história do UOL. Há 12 anos, o portal oferece uma cobertura independente do “Big Brother Brasil”, à qual aplica os mesmos valores e princípios jornalísticos que norteiam toda a produção de conteúdo. No mesmo período, o UOL produziu reportagens sobre outros realities shows de grande repercussão.

A enquete do UOL é regularmente citada pelos participantes do reality show como principal referência sobre a popularidade dos competidores na internet brasileira, prática contra a qual a Globo jamais se opôs, ao contrário, sempre incentivou a prática do UOL, fornecendo-lhe, por todos esses anos, imagens já exibidas do programa. Diferentemente do que alega a ação movida pela TV Globo, todo o conteúdo usado pelo UOL traz o crédito correto e cumpre integralmente a lei de Direitos Autorais.

Movido pela sua confiança na Justiça do Rio e acreditando no princípio inalienável de exercício da livre expressão e informação, o UOL informa que  tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão.

Em Tempo

Passado mais de dois meses da estreia do programa, já há quem se pergunte na Globo o porquê desta edição do “BBB” não ter emplacado. Até agora, o reality show tem amargado a pior média de audiência de sua história. Desde a estreia, a atração registra cerca de 22 pontos, número bem inferior aos quase 25 pontos do “BBB 13”. Nas primeiras temporadas, esta marca ultrapassava facilmente os 40 pontos.

Uma das razões apontadas para a queda de espectadores é o elenco, que acabou não rendendo o esperado. Além disso, a fase “Turbo” do programa banalizou viradas do jogo e atrapalhou a familiarização com os participantes.

Neste ano, o “BBB” registrou a menor audiência de sua história aos domingos e às terças-feiras, com 10 e 19 pontos, respectivamente.

Apesar da visível queda nos números, Boninho garantiu por meio de redes sociais que há mais edições do programa garantidas.

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