Mãe de Cazuza critica “Malhação” por desinformação sobre o HIV: “Indignação”


Lucinha Araújo, mãe do cantor Cazuza, ficou indignada com a maneira em que a novela “Malhação”, da Globo, está tratando um assunto tão delicado como o HIV. Ela é Presidente da Sociedade Viva Cazuza e usou as redes sociais para publicar uma carta de repúdio a novela da Globo.
No folhetim infantojuvenil, o personagem Henrique, interpretado por Thales Cavalcanti, é soropositivo. No capítulo exibido na última terça-feira (29), ele esbarra com Luciana (Marina Moschen), durante uma aula de educação física. A menina vai à enfermaria do colégio e toma um coquetel preventivo contra o vírus HIV.
A cena foi bastante criticada pelos telespectadores nas redes sociais e Lucinha resolveu fazer um pronunciamento oficial em nome da Sociedade Viva Cazuza.
“Como se não bastassem todos os problemas que nós brasileiros estamos sofrendo, ainda temos que ver em pleno ano 2015 o programa Malhação da TV Globo prestar um desserviço à saúde pública. Há 10 anos vemos os novos casos de Aids aumentando entre jovens, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, por transmissão sexual. Depois de 30 anos de trabalho para combater o preconceito e informar corretamente as formas de transmissão do HIV, vemos um programa destinado ao público jovem aconselhar soropositivos a não praticar esportes, a mostrar um médico receitar medicamento antirretroviral numa situação onde dois jovens dão uma cabeçada é no mínimo de chorar. Que se queira ganhar dinheiro com sensacionalismo já é duro, mas dar informações erradas é um pouco demais. Deixo aqui minha indignação, meu repúdio e a vergonha que senti ao saber que o trabalho que a Viva Cazuza, as ONG’s/Aids e todas as campanhas governamentais de prevenção ao longo de 30 anos vão por terra de uma maneira tão irresponsável. O mínimo que espero seria um novo episódio com a devida correção”.