Record TV realiza coletiva de lançamento da série “Reis”
A coletiva de lançamento da série “Reis”, que tem estreia confirmada para o próximo dia 22 de março, às 21h, foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 16, em São Paulo. Na apresentação desta mais nova superprodução da Record TV estiveram presentes o diretor-geral Juan Pablo Pires, o diretor de teledramaturgia Anderson Souza, a diretora de conteúdo e transmídia Bia Cioffi e o elenco da primeira temporada de “Reis”.
“Reis” contará a história da nação de Israel, do momento em que o último juiz, o profeta Samuel, é usado por Deus para guiar o Seu povo até a lamentável queda de Jerusalém causada pelos exércitos da Babilônia.
Somente na primeira temporada, “Reis – A Decepção”, são 92 personagens. Nesta fase inicial da trama será retratado o afastamento de Israel em relação a Deus e o péssimo exemplo dado por aqueles que, um dia, foram escolhidos para conduzir a nação rumo aos caminhos do Senhor. A série vai estampar o incrível contraste entre um juiz negligente e seus filhos rebeldes na condução de um povo, e um pequeno garoto temente a Deus, que assumirá seu lugar. Um retrato do declínio espiritual de Israel e a negligência de lideranças espirituais, como principais temas a serem observados.
A série se passa nos arredores das cidades de Israel, também vigiada pelo exército Filisteu. Mas, é dentro do Tabernáculo, em Siló, que a trama se sobressai, onde acompanharemos a família de Eli em decadência e o crescimento do pequeno Samuel, futuro profeta e juiz de Israel.
O diretor-geral da série, o argentino Juan Pablo Pires, que também respondeu pela direção-geral da série “Lia”, exibida em 2018, adiantou aos jornalistas presentes na coletiva o que o público poderá esperar desta primeira temporada de “Reis”: “É uma história maravilhosa, com muita aventura, muita ação, romance, fé, intrigas e surpresas. As pessoas vão assistir uma história que vai emocionar e ensinar muito”. Ele ainda explicou as questões técnicas que diferem esta superprodução em formato de série das outras novelas exibidas anteriormente: “Reis está dividida por temporadas, não é uma novela que começa e acaba em episódios contínuos. A gente conta essa história por temporadas e cada uma tem protagonistas e histórias diferentes”, explicou.
Juan Pablo Pires finalizou sua apresentação explicando mais sobre os efeitos especiais ainda mais presentes nesta superprodução: “Temos muitos efeitos visuais, muitas batalhas, eventos em que precisam ser gravados em locais que não existem mais, então temos que reconstruí-los e digitalmente ajuda muito. Teremos um desafio enorme pela frente, pois a história merece um nível de impacto muito grande, então os efeitos estarão à altura das circunstâncias”.
Quem também esteve presente durante a apresentação da coletiva de lançamento de “Reis” foi o diretor de teledramaturgia da Record TV, Anderson Souza. Ele iniciou falando do desafio de produzir uma série tão grandiosa em um momento tão complicado como a pandemia atual e ressaltou os recursos gráficos e visuais que serão ainda mais utilizados na nova série: “Tivemos um grande desafio, diferente das outras novelas bíblicas, pois começamos a produzir no meio do ápice da pandemia, e ficamos limitados a gravações dentro do país. Graças à parceria com a produtora Casablanca estamos usando muitos recursos de pós-produção e eles têm um software de inteligência artificial onde conseguimos retratar de forma muito realista exércitos, batalhas, cidades cenográficas, vales e rios”, informou o diretor de teledramaturgia.
Anderson Souza também revelou alguns dados técnicos ligados à produção de “Reis”, além de informar o andamento das próximas temporadas e fazer um balanço do elenco contratado para esta primeira temporada da nova séria da emissora: “Temos essa primeira temporada pronta, já começamos a gravar a segunda temporada e os trabalhos de pré-produção da terceira já estão em andamento. A série promete. Temos 67 ambientes cenográficos, uma cidade cenográfica onde retratamos um deserto de 30 mil metros quadrados. Somente para esta primeira temporada são 22 mil peças de figurinos entre roupas e acessórios. Realmente é uma grande produção. Sem contar com o texto, direção e grande elenco que reunimos para esta primeira temporada. Temos uma mescla de atores experientes com grandes talentos que estão sendo revelados através deste trabalho. São em torno de 92 atores na primeira temporada fora as participações. Já temos praticamente todo o elenco da segunda temporada fechado, além da terceira e de outras temporadas já se preparando para gravar”, revelou Anderson Souza.
Para falar de todo o conteúdo digital e cobertura nas redes sociais sobre o universo de “Reis”, a diretora de conteúdo e transmídia, Bia Cioffi, adiantou as novidades que possibilitarão uma maior interação do público com a trama, elenco, bastidores e contexto histórico: “O principal lançamento de hoje é o podcast ‘Fora de Série’ onde inclusive estamos transmitindo a coletiva. Esse podcast será semanal contendo entrevistas com elenco, especialistas para falar de bastidores da série e para discutir episódios e cenas marcantes. Nas redes sociais já estamos super ativos. Acompanhem @seriereis no Instagram, Facebook, Twitter. Ali vocês já encontram material de bastidores, entrevistas com elenco, todo o material de aquecimento para todo mundo entrar no clima com a gente e já se preparar para essa estreia da semana que vem. Em R7.com/Reis, o site oficial da série, também já têm muitas entrevistas e material de bastidores. Ao longo das próximas semanas e temporadas, podem esperar muitas novidades especialmente no Playplus com cenas extras, docs mostrando bastidores”, contou a diretora Bia Cioffi.
Não perca no próximo dia 22 de março a estreia da primeira temporada da série “Reis”, intitulada “A Decepção”, às 21h, sempre de segunda a sexta-feira. A novela tem direção-geral de Juan Pablo Pires e escrita por Raphaela Castro com colaboração de Meuri Luiza, Marcos Ferraz e Rodrigo Ribeiro. A pesquisa histórica é de Dr. Rodrigo Silva com supervisão de Cristiane Cardoso.
– SINOPSE
Reis contará a história da nação de Israel, do momento em que o último juiz – o profeta Samuel – é usado por Deus para guiar o Seu povo até a lamentável queda de Jerusalém causada pelos exércitos da Babilônia.
Vivenciaremos as dores, alegrias e histórias dos principais reis de Israel na condução da nação. Veremos Davi, aclamado até os dias de hoje e lembrado por seu amor e fidelidade a Deus. Acompanharemos seu filho, Salomão, conhecido por sua sabedoria, chegando ao reinado e se perdendo em sua vaidade. Passearemos pelos livros de Salmos, Provérbios e Eclesiastes, explorando à fundo os escritos de I e II Reis e I e II Crônicas, que serão revividos de maneira ímpar por aqueles que toparem mergulhar nessa história repleta de ensinamentos valiosíssimos.
1ª TEMPORADA
A DECEPÇÃO
“Reis – A Decepção” vai retratar o afastamento de Israel em relação a Deus e o péssimo exemplo dado por aqueles que, um dia, foram escolhidos para conduzir a nação rumo aos caminhos do Senhor. A série vai estampar o incrível contraste entre um juiz negligente e seus filhos rebeldes na condução de um povo, e um pequeno garoto temente a Deus, que assumirá seu lugar. Um retrato do declínio espiritual de Israel e a negligência de lideranças espirituais, como principais temas a serem observados.
A série se passa nos arredores das cidades de Israel, também vigiada pelo exército Filisteu. Mas, é dentro do Tabernáculo, em Siló, que a trama se sobressai, onde acompanharemos a família de Eli em decadência e o crescimento do pequeno Samuel, futuro profeta e juiz de Israel.
– PERFIL DOS PERSONAGENS
ELI (José Rubens Chachá) – Pai de Hofni e Finéias. Viúvo. Levita, sacerdote e o juiz de Israel. O homem mais importante de Israel, responsável pelo andamento das atividades do tabernáculo de Deus. Julga a causa de todo o povo que vem até ele em Siló.
HOFNI (Vinícius Redd) – Filho primogênito do juiz Eli e irmão de Finéias. Levita e sacerdote. Ajuda a cuidar do andamento do tabernáculo em Siló. Bom de conversa, se apoia em sua posição privilegiada para fazer o que bem entende.
FINÉIAS (Edu Porto) – Filho caçula do juiz Eli e irmão de Hofni. Pai de Aitube. Levita e sacerdote. Ajuda a cuidar do andamento do tabernáculo em Siló. Ao contrário do irmão, Finéias tem medo que seu pai descubra seus delitos.
JEÚS (Pedro Costa) – Israelita. Levita e ajudante de Hofni e Finéias. Quando não está nos afazeres do tabernáculo, ajuda a servir na casa do juiz Eli. Se faz de bom moço para Eli, mas na verdade é ajudante e braço direito de Hofni e Finéias.
QUERÊN (Prisma da Matta) – Israelita. Feliz por ter sido escolhida como esposa de Hofni. Acredita que se casando com um homem de Deus pode projetar uma vida feliz ao lado do marido.
MELQUISA (Arianne Botelho) – Israelita. Esposa de Finéias e mãe de Aitube. Apaixonada pelo marido, não tem problemas em seu casamento como vê acontecer com seus cunhados.
AITUBE (Felipe Maia) – Filho de Finéias e Melquisa.
ELCANA (Fernando Pavão) – Israelita. Marido de Ana e Penina. Pai de Gadias, Gadiel e Lael. Dono de plantações. Elcana é um homem justo e temente a Deus. Marido e pai dedicado, que preza pela paz em sua casa e com aqueles em sua convivência.
ANA (Branca Messina) – Israelita. Primeira esposa de Elcana. Mulher justa e temente a Deus, porém incompleta por não poder ter filhos, o que para a época é algo inaceitável.
SAMUEL (João Guilherme Chaseliov [criança]/ Rafael Gevú) – Israelita. É preparado para ser ajudante do juiz Eli, mas quanto mais o tempo passa, mais fica nítido para todos que Samuel é realmente um escolhido por Deus, verdadeiramente Seu servo e um representante dEle na Terra. Ouve a voz de Deus e, ao se tornar adulto, é confirmado como profeta. Foi o último juiz de Israel.
PENINA (Julia Guerra) – Israelita. Segunda esposa de Elcana e mãe de Gadias, Gadiel e Lael. Precisa lidar constantemente com o fato de que o marido só a escolheu como esposa porque a primeira, a quem ele realmente ama, não pode lhe dar filhos.
GADIAS (Rômulo Weber) – Israelita. Filho primogênito de Elcana com Penina.
GADIEL (Giovanni Dopico) – Israelita. Segundo filho de Elcana com Penina.
LAEL (Amanda Petenucci) – Israelita. Terceira dos filhos de Elcana com Penina.
ELOÁ (Kíria Malheiros) – Israelita. Esposa de Samuel. Um amor de menina tanto como criança como quando se torna jovem.
ELIÚDE (Igor Cotrim) – Israelita. Marido de Ábila e pai de Zife e Zanata. Camponês. Bom marido e pai zeloso, prioriza a família acima até mesmo dos mandamentos de Deus.
ÁBILA (Vanessa Bueno) – Israelita. Esposa de Eliúde. Mãe de Zife e Zanata. Dedicada e mãe coruja.
ZIFE (Léo Belmonte) – Israelita. Filho primogênito de Eliúde e Ábila. Irmão de Zanata. Soldado em treinamento no exército. Embora siga à risca os ensinamentos do pai, por vezes contesta sua atitude de crer em outros deuses.
ZANATA (Marcus Bessa) – Israelita. Filho caçula de Eliúde e Ábila. Irmão de Zife. Soldado em treinamento no exército. Tem em Zife seu melhor amigo e o vê como referencial de filho responsável.
JOSUÉ (Guilherme Duarte) – Israelita. Amigo de Eliúde. Dono dos campos para onde a arca da aliança será levada pelos filisteus. Homem simples e um bom amigo, porém facilmente influenciável por ser indefinido em sua fé.
MICAEL (Thiago Amaral) – Israelita. Órfão de pai. Marido de Sâmila e pai de Eliam e Tília. Homem de caráter e temente a Deus, que passa por muitas dificuldades financeiras. Seu prazer é ir ao tabernáculo em Siló para oferecer sacrifícios a Deus.
SÂMILA (Natália Ferrari) – Israelita. Órfã de pai. Filha de Ada. Esposa de Micael e mãe de Eliam e Tília. Trabalha com sua mãe na casa do juiz Eli. Um tanto ingênua.
ADA (Giselle Tigre) – Israelita. Viúva de um levita e mãe de Sâmila. Prestativa, disposta e de bem com a vida. Após a morte do marido, Ada se torna uma mulher solitária e depende da generosidade do juiz Eli.
JEODÁS (Augusto Zacchi) – Israelita. Rico. Dono de propriedades. Marido de Marilís e pai de Ézer. Homem obstinado e sagaz. Fiel aos rituais de sacrifício, Jeodás viaja para Siló todos os anos, não por ser devoto a Deus, mas para não manchar seu nome.
MARILÍS (Thaís Pacholek) – Israelita. Esposa de Jeodás e mãe de Ézer. Muito bonita e cheia de vida. Rejeitada pelo pai e irmãos. Faz parte do grupo de moças que se juntam na porta do tabernáculo para cantar e tocar instrumentos durante as festas.
QUEILA (Karize Brum) – Israelita. Esposa de Ézer. Como filha de prostituta, Queila cresceu acostumada com a mentira que a mãe sempre conta sobre seu pai ter morrido antes dela nascer.
ABIEL (Dudu Pelizzari) – Israelita. Marido de Iana. Pai de Quis e Ner. Soldado do exército de Israel e dono de plantações. Melhor amigo de Obede e braço direito de Jotã. Ninguém é melhor com a lança do que Abiel.
IANA (Karla Hill) – Israelita. Esposa de Abiel. Mãe de Quis e Ner. Bonita e de personalidade calma, pacífica. Maior apoiadora do marido e filhos.
QUIS (Enzo Ciolini) – Israelita. Filho primogênito de Abiel e Iana. Exímio soldado com habilidade com espada e com o arco e flecha. Não tem muito conhecimento sobre os princípios de Deus, por isso não compreende porque Israel não tem um rei.
NER (Felipe Coutinho) – Israelita. Segundo filho de Abiel e Iana. Tem prazer no que faz e anseia ter sua primeira experiência na guerra e poder entrar em combate com os inimigos de Israel.
OBEDE (Alex Morenno) – Israelita. Marido de Bília. Pai de Jessé. Dono de campos de plantação e pastoreio. Homem temente a Deus, que preza pelos Seus princípios e mandamentos acima de tudo. Essa qualidade de fé que rege as suas escolhas no que faz.
BÍLIA (Débora Sartori) – Israelita. Esposa de Obede. Mãe de Jessé. Simpática, que leva a vida de forma leve. Mãe e esposa amorosa e dedicada, se realiza em cuidar de sua família. Temente a Deus, ela compartilha da mesma qualidade de fé e princípios de seu marido.
JESSÉ ( Miguel Venerabile) – Israelita. Filho de Obede e Bília. Obediente aos pais. Possui a leveza de Bília e a constância de Obede, assim como o desejo de saber mais sobre o Deus de Israel que os pais tanto o ensinam.
MALQUIAS (Daniel Blanco) – Israelita. Marido de Lavínia e pai de Belá. Camponês. Ainda na adolescência perdeu os pais e ficou sozinho na vida. Por alguns anos ambicionou se juntar ao exército para se vingar dos filisteus.
LAVÍNIA (Pamela Tomé) – Israelita. Esposa de Malquias e mãe de Belá. Pacífica, porém forte em suas convicções. Tem em sua família e em sua fé seu principal tesouro. Se sente realizada com a família que formou e é perfeitamente feliz com a vida simples que leva.
JOTÃ (Duda Nagle) – Israelita. Pai de Kesha e filho de Sobal. Comandante do exército em Israel. Sério, focado e destemido. Personalidade forte, do tipo que faz o que precisa ser feito e fala sem rodeios. Vê no seu trabalho não uma profissão e sim um chamado, uma vocação.
SOBAL (Cézar Pezzuoli) – Israelita. Pai de Jotã e avô de Kesha. Um dos principais anciãos de Israel. Homem respeitado entre as doze tribos de Israel, mas acostumado a não ter que tomar decisões importantes para a nação.
KESHA (Lyvia Maschio) – Israelita. Filha de Jotã e neta de Sobal. Se torna interesse amoroso dos irmãos Quis e Ner. Moça bonita, de personalidade alegre, porém tímida.
ZEROR (Ilvio Amaral) – Israelita. Um dos principais anciãos de Israel. Vê na fé e a estrutura dos homens de Israel estremecidos, e se depara com a difícil tarefa de, juntamente com os outros onze anciãos de Israel, decidir como proceder diante do ataque repentino do inimigo.
ABAS (Mauro Aragão) – Israelita. Um dos principais anciãos de Israel. Homem respeitado entre as doze tribos de Israel, benigno, mas acostumado a não ter que tomar decisões importantes para a nação, já que o juiz Eli é quem tem essa responsabilidade.
JAZIEL (Paulo Gabriel) – Israelita. Descrito na Bíblia como um homem de Deus enviado por Ele para dar uma mensagem a Eli. Com fala firme é um homem com apenas uma missão: passar a difícil mensagem sobre o que acontecerá a Eli e aos seus descendentes.
GUEDÓR (Anselmo Vasconcellos) – Filisteu. Marido de Anainér. Pai de Quedés, Lessér, Luciér e Alemér. Rei soberano de toda a Filístia. Refinamento, elegância e charme são as armas mais poderosas do rei e através dessas qualidades consegue convencer qualquer um a ceder o que desejar.
ANAINÉR (Silvia Pfeifer) – Filistéia. Esposa de Guedór. Mãe de Quedés, Lessér, Luciér e Alemér. Rainha soberana de toda Filístia. Mulher bonita, extremamente elegante, refinada e atraente. Nunca precisa levantar a voz para ser ouvida. Coruja ao extremo com os filhos. Capaz de tudo para proteger todos em sua casa.
QUEDÉS (Caetano O’Maihlan) – Filisteu. Filho primogênito de Guedór e Anainér. Príncipe de Asdode. Exímio guerreiro e líder nato. Verdadeiramente cumpre o papel do irmão mais velho, protegendo com unhas e dentes, tanto o legado de seu pai quanto os irmãos.
LESSÉR (Bruno Suzano) – Filisteu. Segundo filho de Guedór e Anainér. Príncipe de Ecrom. É o mais simpático e acessível de seus irmãos. Herdou a habilidade com as palavras de sua mãe e por isso é considerado o mais galanteador dos homens de sua família.
ALEMÉR (Bruno Ahmed) – Filisteu. Filho caçula de Guedór e Anainér. O bebê da família. Fã de Luciér. Excelente soldado e recém promovido a governador de umas das cinco cidades filisteias. Ambiciona provar para o pai que é competente o suficiente para qualquer responsabilidade no reino.
TABÁS (Gutto Ordoz) – Filisteu. Sobrinho de Guedór, irmão de Dobár, primo dos príncipes Quedés, Lessér, Luciér e Alemér. Príncipe de Gaza. É atraente. Tudo o que quer é permanecer nas graças do seu tio e primos para manter o posto de príncipe governante de uma das cinco cidades.
DOBÁR (Hugo Carvalho) – Filisteu. Sobrinho de Guedór, irmão de Tabás, primo dos príncipes Quedés, Lessér, Luciér e Alemér. Príncipe de Asquelom. Tem um comportamento mais jovial e leve do que seu irmão. Solícito e agradável com a família real e excelente soldado no exército filisteu.
TOMÁZ (Felipe Silcler) – Núbio. Servo principal e de confiança do palácio de Asdode. É a imagem do que a família real representa: requinte, beleza, refinamento, inteligência e elegância. E por causa dessas qualidades que ele foi trazido da Núbia para exercer o cargo de extrema confiança.
TAMEMBÉR (Marcelo Pio) – Filisteu. Ferreiro de Belém que presta serviços aos Israelitas. Não é segredo para ninguém que um ferreiro filisteu não é bicho confiável. Ao mesmo tempo que a prestam serviços, não se constrangem em enviar informações a respeito aos seus conterrâneos.
TENÁZ (Bruno Franklin) – Filisteu. Ferreiro de Socó, que presta serviços aos israelitas. Tudo o que ele quer é ganhar a confiança dos príncipes e assim angariar uma posição de destaque no reino. O problema é que ele se acha muito esperto.
