Repórter da TV Bahia é agredida por seguranças do presidente Jair Bolsonaro e leva “mata-leão”

Repórter da TV Bahia é agredida por seguranças do presidente Jair Bolsonaro e leva “mata-leão”

Uma equipe da TV Bahia, afiliada da TV Globo, foi agredida durante visita do presidente Jair Bolsonaro a cidade de Itamaraju neste domingo (12/12/2021). De acordo com informações da Globo News, a equipe de segurança formava uma espécie de paredão no estádio onde o chefe do executivo pousou e agiu para impedir a aproximação de repórteres.

Um dos seguranças segurou a repórter Camila Marinho com a parte interna do antebraço, numa espécie de “mata-leão”. Ainda segundo com o canal, no tumulto, essa imagem não pôde ser registrada. O presidente avançou e subiu na caçamba de uma caminhonete, ainda dentro do estádio.

O segurança pessoal de Bolsonaro ainda tentou impedir que os repórteres erguessem o microfone em direção ao presidente. No tumulto, um apoiador do presidente puxou os microfones e o aparelho da TV Bahia teve a espuma rasgada.

A Globo News informou também que a pochete de Camila Marinho também foi arrancada por outro apoiador e recuperada por um repórter de outra emissora. Em entrevista ao site “Bocão News”, Camila declarou que passa bem e que não pretende tomar medidas no momento. “Está tudo bem, graças a Deus”, garantiu.

Dois jornalistas da TV Aratu também teriam sido agredidos na ocasião. Em nota, a TV Globo repudiou caso:

“A TV Globo afirma que as agressões deste domingo mostram que já passou da hora de a Procuradoria-Geral da República dar o seu parecer na ação que corre no Supremo, tendo como relator o ministro Dias Toffoli. A imprensa cumpre um direito inscrito na Constituição e deve ter a sua segurança garantida.

As cenas bárbaras de hoje e aquelas ocorridas na Itália, no dia 31 de outubro, ensejam duas constatações: se os seguranças agem por conta própria, a Presidência deve ser responsabilizada por omissão. Se agem seguindo ordens superiores, a Presidência deve ser responsabilizada por atentar contra a liberdade de imprensa e fomentar a violência contra jornalistas.

Além disso, é escandalosa a atitude da Presidência de deixar jornalistas à própria sorte, em meio a apoiadores fanáticos, que são insuflados quase diariamente pelo próprio presidente em sua retórica contra o trabalho da imprensa.

Frente aos evidentes e graves riscos enfrentados por repórteres de todos os veículos, é urgente que o Judiciário se pronuncie. A Globo repudia as agressões aos repórteres Camila Marinho e Cleriston Santana, da TV Bahia, e aos repórteres Xico Lopes e Dário Cerqueira, da TV Aratu, e se solidariza com eles”.

Presidente visita municípios atingidos pela chuva

Ao desembarcar na cidade de Itamaraju (Bahia), Bolsonaro foi ovacionado por um grupo de apoiadores. Ele distribuiu acenos em cima de uma caminhonete, e depois seguiu andando, cumprimento os presentes.

Também estiveram presentes na comitiva o ministro da Cidadania, João Roma; o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno; o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o comandante da Marinha do Brasil, Almir Garnier Santos; o chefe do Estado-Maior Conjunto, general de Exército Laerte de Souza Santos; e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

Veja como está a situação da cidade:

Compartilhar: