Repórter denuncia TV Globo por gordofobia e recebe indenização; veja o valor
Marcela Mesquita entrou com uma ação judicial contra a TV Vanguarda, afiliada da TV Globo no interior e litoral de São Paulo.
Veja mais: Ator se revolta ao ter nádegas expostas sem seu consentimento e toma medidas contra a TV Globo
A ex-apresentadora alegou que foi vítima de gordofobia, além de ter sido demitida logo após sua licença-maternidade.
Ela ficou na emissora em 2009 até 2021 e afirmou que, em 2016, foi informada que teria que perder peso e que era uma exigência do dono da empresa, o Boni, pai de Boninho.
Em 2018, a repórter alegou que foi proibida de aparecer ao vivo no “Bom Dia Brasil“, da TV Globo, e na “Edição das 10“, da GloboNews, diretamente do helicóptero da emissora, por causa do seu peso.
“Se o pessoal da Globo perguntar, você diz que a câmera está com problema”, foi orientada a dizer.
Uma testemunha confirmou a versão de Marcela dos fatos.
Veja também: Jornalista da TV Globo encontra objeto após apelo na internet: “Querido taxista”
“Eu fui orientado a não mostrar a Marcela Mesquita no vídeo”, disse.
Já em maio de 2021, Mesquita, ao retornar da licença-maternidade, soube que estava sendo demitida. Ela acredita que isso aconteceu porque depôs em favor de Michelle Sampaio, jornalista que também teria sido desligada por gordofobia.
Embora a emissora tenha negado qualquer discriminação contra Marcela, a TV vanguarda propôs um acordo, que foi aceito. As informações são do portal “Notícias da TV”.
“A Reclamada pagará à Reclamante o valor líquido de R$ 500.004,00 (quinhentos mil e quatro Reais), em 12 (doze) parcelas iguais de R$ 41.667,00 (quarenta e um mil seiscentos e sessenta e sete Reais)”, consta no documento.
