Repórter que pediu demissão também fazia piadas homofóbicas e preconceituosas em programa da TV Alterosa (SBT)
O repórter Rafael Martins pediu demissão do “Alterosa Alerta”, da TV Alterosa (SBT), após o apresentador Stanley Gusman fazer uma piada de cunho racista. Mas o que muitos não sabem, é que o próprio Rafael também adorava fazer piadas preconceituosas e homofóbicas no programa.
Um vídeo resgatado por um perfil do Twitter, mostra o deputado que só ficou conhecido após a demissão, fazendo uma piada ao vivo, durante o “Alterosa Alerta”, em um evento gaúcho que acontecia em Minas Gerais.
No vídeo, Rafael diz que os gaúchos “tem fama” e logo em seguida faz a piada: “Estava um mineiro e um gaúcho na lanchonete, aí mineiro disse que estava com tanta fome, que seria capaz de comer um trem” e completou: “o gaúcho respondeu, piuiiii piuiii (som de trem).”
Na ocasião estava um gaúcho que ficou bastante constrangido e totalmente sem graça com a piada do repórter.
Assista ao vídeo:
Voa Alterosa Alerta! Apresentador racista e repórter preconceituoso e homofóbico! Antes de trair o apresentador Stanley Gusman, o repórter Rafael Martins também adorava fazer "piada" e deixar pessoas constrangidas, enquanto aparecia nas edições programa. Veja só: pic.twitter.com/hetB6laWTi
— TV Alterada BH (@TvAlterada) July 12, 2019
ENTENDA O CASO
Durante o programa “Alterosa Alerta” de terça-feira (09/07), o apresentador conversava com o repórter, quando Stanley Gusman questionou resultados do Ibope com o seguinte comentário: “O nome do cara é Montenegro. Se ele fosse do bem, ele ia se chamar Montebranco”, criticando o presidente do instituto de pesquisa, Carlos Augusto Montenegro.
Assista ao vídeo:
SURPREENDEU
Mesmo após o fato de enorme repercussão, Stanley voltou ao ar no dia seguinte e parece que nenhuma punição foi aplicada a ele.
Vale lembrar que Stanley Gusman compra horário na grade da TV Alterosa para exibir o “Alterosa Alerta”, ou seja, ele não é funcionário da emissora.
REPÓRTER PEDE DEMISSÃO
Após repercussão negativa diante de uma declaração de cunho racista tecida por Stanley Gusman, apresentador do “Alterosa Alerta”, o repórter Rafael Martins, que participava da exibição ao vivo, decidiu se afastar do programa. A decisão foi comunicada em uma nota por ele publicada em seu perfil oficial no Facebook no início da tarde desta quarta-feira (10/07). A assessoria da “TV Alterosa” informou à reportagem que Martins pediu demissão da emissora após o ocorrido.
Em sua publicação, o jornalista, que também é deputado estadual, afirma nunca ter se sentido tão constrangido e tão desconfortável em seus 18 anos de carreira na televisão quanto no episódio, ocorrido na terça-feira (09/07). “Afirmações racistas, ainda que em tom jocoso, devem ser repudiadas com veemência por todos aqueles que defendem uma sociedade inclusiva, na qual os direitos alcancem indistintamente os cidadãos. E eu me encontro entre esses”, comentou.
Rafael trabalhava há quase quatro anos como repórter no noticiário da “TV Alterosa” e, após o ocorrido, apontou que seu afastamento é “irrevogável e uma clara manifestação de solidariedade a todos que se sentiram ofendidos pela declaração”.
O Ministério Público Estadual ainda não recebeu nenhuma denúncia contra o apresentador, de acordo com a assessoria. O Ministério Público Federal ficou de se manifestar.
Leia a nota na íntegra:
https://www.facebook.com/rafaelmartinstv/posts/2628363393849849
