SBT anuncia reprise da minissérie “Pássaros Feridos”

SBT anuncia reprise da minissérie “Pássaros Feridos”

Em 1985, com apenas quatro anos de vida, o SBT era segundo lugar na audiência e não incomodava em nada a Rede Globo. Mas, a grande mudança viria com uma minissérie, sucesso nos Estados Unidos e que fez uma revolução na guerra de ibope entre as duas redes de TV. E o responsável foi “Pássaros Feridos”.

Para fazer o mesmo estrago no Brasil que a série fez em outros países, Silvio Santos teve uma tática que hoje em dia é impensável. Dois meses antes, Silvio mostrava teasers da série e aconselhava as pessoas a assistirem a novela “Roque Santeiro” (que registrava 70 pontos de audiência na época) e depois que a novela terminasse, colocassem no SBT porquê “Pássaros Feridos” só iria começar depois da novela.

A estreia aconteceu no dia 18 de agosto de 1985 e somente isso foi o responsável por um dos maiores Ibopes da história da emissora de Silvio Santos. No primeiro dia de exibição, o SBT somente na Grande São Paulo registrou 47 pontos, 20 a mais do que a Globo, cumprindo a promessa de exibir após o término de “Roque Santeiro”. Essa tática bagunçou e muito os bastidores da emissora de Roberto Marinho. Para reverter isso, usou de um expediente comum nos dias de hoje, mas que na época era inédito, esticou a duração do capítulo de “Roque Santeiro” que terminou perto das 22h00 (naquela época a novela começava 20h30 e terminava 21h20).

Contra a tática da Globo, o SBT contra-atacou passando antes de “Pássaros Feridos”, diversos desenhos como “Pantera Cor-de- Rosa”, “Pica-Pau”, entre outros, antes do início da minissérie. A tática mais uma vez se mostrou eficaz e a diferença de ibope foi novamente de 20 pontos (SBT 41 X 21 Globo). E isso se arrastou até o final da minissérie que manteve a média geral de 30 pontos no Ibope.

Com a intenção de alavancar os índices de audiência do SBT aos sábados, Silvio Santos escalou uma nova reprise da minissérie para o próximo dia 5 de janeiro de 2019, às 18h30, substituindo o programa “Quem Não Viu, Vai Ver”.

Veja a chamada:

 

Produzida em 1983 pela emissora americana ABC,  “Pássaros Feridos” (The Thorn Birds) mostra a história do padre Ralph de Bricassart (interpretado por Richard Chamberlain), que passa sua vida no dilema de seguir na vida religiosa ou abandoná-la e viver plenamente seu amor por Maggie, moça que conhece desde criança. O problema é que a tia de Maggie também é apaixonada pelo padre. E esse dilema marca toda a série, que teve grandes momentos que são lembrados até hoje por aqueles acompanharam. 

Veja o trailer:

Compartilhar: