“Se a Xuxa tinha dificuldade de fazer sucesso na Globo, quanto mais na Record”, dispara Boni
Ex-todo-poderoso da TV Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, é sinônimo de televisão. Sob seu comando, a emissora atingiu o topo da audiência no Brasil e não vê seu posto ser ameaçado desde a década de 60.
Desligado da Globo desde 2003 e à frente da afiliada TV Vanguarda, o ex-diretor agora envereda pelo setor público. Aos 81 anos, aceitou convite das prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro para atuar como conselheiro nas áreas de cultura e turismo.
Em entrevista à revista “Veja”, Boni falou sobre vários temas. Humor, política, audiência da TV e não deixou de falar sobre a saída de Xuxa Meneghel da Globo. Quando questionado se ele ainda continuava com mesma opinião de antes, sobre ser um erro a Xuxa trocar a Globo pela Record, Boni foi convicto.
Quando a Xuxa foi para a Record, o senhor disse que era um erro. Ainda pensa assim?
O problema do artista é que ele tem orgulho de ter feito sucesso. Então ele quer fazer o que deu certo, mas talvez esteja na hora de fazer diferente. Se a Xuxa tinha dificuldade de fazer sucesso na Globo, quanto mais na Record. Ela é boa apresentadora, mas não tem a importância que tinha no passado. Ela perdeu, não por falta de talento, mas por ter sido mal conduzida. É preciso lembrar que os baixinhos cresceram. E a Globo não tem que ser grata aos artistas que lhe deram audiência. Qual time iria botar o Ronaldo para jogar hoje? Eu convenci o Renato Aragão a parar de fazer o programa, não por falta de talento, mas porque não queria mais vê-lo levando tombo e cadeirada na cabeça.
Desde agosto de 2015, quando estreou na Record, Xuxa Meneghel vem sofrendo consecutivas derrotas para a Globo e para o SBT, ficando em terceiro lugar isolado no Ibope da Grande São Paulo. Sua audiência raramente ultrapassa a casa dos 5 pontos em pleno horário nobre.
Quando estava na Globo, nas tardes de sábado, Xuxa registrava cerca de 9 pontos no Ibope. Ficava na liderança, porém derrubava a audiência da emissora e, com muita frequência, perdia para o desenho animado “Pica Pau”, exibido pela Record.
