TV Cultura e Claro firmam parceria para exibição em 4K do “Prelúdio”
Neste domingo (24/11), às 11h, a TV Cultura exibe a grande final do Prelúdio. Para a transmissão do reality show de música clássica, ao vivo, a emissora firmou parceria com a Claro, que disponibilizará com exclusividade para seus assinantes Claro net tv a transmissão com a tecnologia Ultra HD (4K) – imagens quatro vezes mais nítidas do que o HD.
O serviço estará disponível por meio do canal 800 e será válido para os clientes da operadora que contam com decodificadores e aparelhos de TV compatíveis. Além disso, o show será transmitido com o som Dolby Atmos, que garante ao espectador uma experiência de som ainda mais completa e envolvente. Os clientes Claro também poderão acompanhar a atração pela TV Cultura, no canal 516, em HD.
Sobre o Prelúdio
A final do reality show com jovens talentos da música clássica, o Prelúdio, transmitido pela TV Cultura, não poderia terminar de melhor forma: uma grande festa na Sala São Paulo. Pela primeira vez, o programa – que vai ao ar neste domingo (24/11), às 11h – terá transmissão ao vivo, em 4K, e contará com a participação do público, que poderá votar em seu músico preferido pelas redes sociais.
Com apresentação de Roberta Martinelli e do maestro Júlio Medaglia, que também assina a direção musical, a edição 2019 do Prelúdio será disputada por quatro finalistas, que têm entre 11 e 23 anos de idade. Os candidatos concorrem a uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria. São eles:
Thiago Gonçalves, 11 anos – o pianista paranaense, de Londrina, começou a estudar música há cinco anos. Seu primeiro concerto foi no Teatro Ouro Verde com a orquestra de Câmara Solistas de Londrina, onde executou o 1º Movimento de Mozart concerto nº 27 em Si bemol K.595.
A convite do maestro João Carlos Martins, foi à São Paulo apresentar o mesmo concerto com a Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi – SP, no Teatro Municipal. Em 2020, participará de mais um concerto com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL). Na grande final do Prelúdio, Thiago tocará a composição de Wolfgang Amadeus Mozart [1756 – 1791], Concerto nº 27 para piano, 1º movimento.
Alexandre Pinatto, 22 anos – nascido em Manaus, o violinista veio para São Paulo, ao lado de sua família, com um ano de idade. Mesmo tendo os pais surdos, aos cinco anos, Pinatto começou a ter aulas de teoria musical, por influência de seu avô que era músico. Em 2008, aos 11 anos, ingressou na Universidade Livre de Música (ULM), atual Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), onde passou a ter aulas com o violinista e professor Florian Cristea.
Em 2017, foi um dos finalistas e vencedor do Prêmio Machado Meyer. Em 2018, foi aprovado na Academia de Música da Osesp para estudar com o violinista e professor E. Baldini. Recentemente, foi aprovado para uma temporada na Orquestra Municipal do Estado de São Paulo. Alexandre sobe ao palco do Prelúdio tocando Felix Mendelssohn (1809-1847), Concerto para violino, 1º movimento.
Mateus Vieira, 15 anos – violinista de Tatuí, interior de São Paulo, Mateus Iniciou seus estudos de violino em 2015, aos 10 anos, no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, com a professora Graziela Pagotto. Realizou master class com os renomados violinistas e professores Emmanuelle Baldini, E. Fukuda, Carmelo De Los Santos, Winston Ramalho, Paulo Bosisio, John McGrosso, Ângelo Martins da Silva, Priscila Rato, Barbara Galante, Wellington Rebouças e Roberto Faria.
Participou do Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas, em 2016; 35ª Oficina de Música em Curitiba, em 2018 e 2019; 2º Violin Festspiele Brazil, em 2018; Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro em Trancoso (BA), em 2019. Atualmente, faz aulas com a renomada professora Elisa Fukuda. No Prelúdio, Mateus apresentará Pablo de Sarasate (1844-1908), Ária Cigana.
Felipe Naim, 23 anos – Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, o pianista começou seus estudos com a professora Cely Periard e se formou no curso de bacharelado em piano na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2014, estuda sob a orientação da professora Myrian Dauelsberg.
Naim tem se apresentado em diversos locais, como Teatro Municipal de Niterói, Sala Cecília Meireles, Teatro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Museu de Arte Moderna, Museu do Primeiro Reinado, Museu da República, entre outros. Em 2008, foi laureado no IX Concurso Internacional Florinda Santos em Portugal, sendo ainda premiado no VIII concurso Edna Habith, em Curitiba, e no concurso Souza Lima, em São Paulo, em 2014. Na final do Prelúdio, Felipe tocará Dmitri Shostakovich (1906 – 1975), Concerto nº 2 para piano, 1º movimento.
________________________________
Jurados
Com a difícil missão de escolher o grande vencedor do Prelúdio 2019, o júri é formado pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo; pelo produtor musical João Marcello Bôscoli; pela mezzo-soprano e professora Inês Stockler; o violista e professor Marcelo Jaffé; e, por fim, pelo maestro Emiliano Patarra.
Além do júri especializado, o público também já pode votar pelas redes sociais oficiais do Prelúdio (Facebook e YouTube) e da TV Cultura (Facebook, Instagram e Twitter) usando as hashtags #AlexandrePreludio; #FelipePreludio; #MateusPreludio e #ThiagoPreludio. O candidato que acumular mais menções receberá um ponto na nota final. E, em caso de empate, o maestro Júlio Medaglia decidirá quem será o grande vitorioso do Prelúdio 2019.
A temporada 2019 do Prelúdio contou com 16 candidatos, quatro eliminatórias, novo cenário, mais jovem e arrojado, e a criação de vinhetas inéditas.
