DENÚNCIA: Logins do Ibope são vendidos por R$ 9,90 em fórum de televisão – Parte 2

DENÚNCIA: Logins do Ibope são vendidos por R$ 9,90 em fórum de televisão – Parte 2

IBOPE-logo

Na última sexta-feira (24), o site Bastidores da TV revelou com exclusividade como funciona o maior esquema de fraude de logins do Ibope da América Latina.

Confira a primeira parte da denúncia clicando AQUI!

Conforme prometemos, vamos publicar a versão do Ibope e mais algumas provas sobre o caso nesta segunda parte da denúncia.

A REPERCUSSÃO

Nossa matéria repercutiu instantaneamente nas redes sociais.

Confira alguns comentários dos internautas:

 

https://twitter.com/odairmacario/status/592116414078660609

https://twitter.com/RicPereira/status/592120892232196098

https://twitter.com/DaniloVeras02/status/592088887931056128

https://twitter.com/marinhodaglobo/status/591799008282202112

https://twitter.com/BetoChOf/status/591725989526396929

https://twitter.com/rangel_martinz/status/591636964270612480

https://twitter.com/vieira_gle/status/591447145334571008

https://twitter.com/Cris_Barbosa1/status/591458103477940224

https://twitter.com/RealitySocial/status/591450288747388928

https://twitter.com/athirson__/status/591431315980943362

OS SUSPEITOS

Após a publicação e repercussão da nossa denúncia, os suspeitos se amedrontaram.

O primeiro suspeito, Gabriel Ricardo Felix Tavernard de Oliveira (@RickSouza_), excluiu seu perfil do Facebook e apagou/ocultou seus tweets com números do Ibope, conforme podemos ver nas imagens abaixo: (Reprodução/Twitter e Facebook)

Facebook Rick Souza Gabriel

Screenshot_2015-04-24-20-09-50

 

Já o segundo suspeito e dono do fórum ExperTV, Leonard da Rosa (@Narddr), bloqueou o fórum para novos cadastros afim de evitar que os leitores da matéria tivessem acesso ao conteúdo ilegal divulgado no mesmo. Leonard também excluiu seu perfil no Twitter, conforme podemos ver nas imagens abaixo: (Reprodução/Twitter e ExperTV)

 

Novos Registros ExperTV Perfil Leonard excluido

NOVA INVESTIGAÇÃO

Após a repercussão da matéria, rebemos uma denúncia de que um dos envolvidos trabalha no próprio Ibope Media, em São Paulo.

Em uma rápida conferida da rede social LinkedIn, constatamos que a denúncia é verdadeira. O mesmo trabalha no Ibope desde o ano de 2012 e já passou por três áreas na empresa: Auxiliar, Assistente de Projetos e Analista de Pesquisa de Mercado. A confirmação pode ser feita através do link: https://www.linkedin.com/pub/leonard-da-rosa/91/a75/79a (Reprodução/LinkedIn)

Reprodução/LinkedIn
Reprodução/LinkedIn

O SUBORNO

Alguns minutos após a publicação da denúncia, fomos surpreendidos com uma tentativa de suborno por parte de um dos suspeitos na fraude de números do Ibope Media.

O mesmo ofereceu “ajuda” com o fornecimento de números ilegais para que a matéria fosse retirada do ar. Gabriel Ricardo ainda foi categórico ao dizer que não perderá o acesso ao TC.Net, pois seu amigo que trabalha em uma emissora de TV irá ajudá-lo a conseguir novos acessos, caso ele perca o atual.

Gabriel ainda disse que é melhor ser “aliado” do que ser “inimigo” dele, e ainda ofereceu ajuda para “destruir” seu até então amigo, Leonard.

Confira a conversa abaixo: (Reprodução/Facebook)

Rick Souza suborno 1 Rick Souza Suborno 2 Rick Souza Suborno 3 Rick Souza Suborno 5 Rick Souza Suborno 6 Rick Souza Suborno 4

 

O IBOPE

Em contato com a assessoria do Ibope Media, nossa reportagem foi informada que a denúncia será apurada pelo setor responsável do instituto e as medidas judiciais serão tomadas caso seja comprovada a divulgação indevida de imagens com números do TC.Net.

O Ibope também nos enviou um “Termo de Confidencialidade e Privacidade para Acesso ao Terminal do Cliente – TC.NET”, onde esclarece quais punições podem sofrer os usuários que utilizam o sistema de forma indevida. O termo é enviado a todos os assinantes do serviço.

Confira abaixo:

Na condição de contratante/assinante (“Assinante”) dos serviços prestados pelo IBOPE, mais especificamente, o TERMINAL CLIENTE – TC.NET, V.Sa. receberá do IBOPE, após a assinatura do Contrato, um login e uma senha, que são pessoais e intransferíveis, que viabilizarão o seu acesso a uma nova plataforma de serviço real time, na qual será possível verificar os índices de audiência apurados pelo IBOPE em tempo real.

As informações fornecidas pelo TERMINAL CLIENTE – TC.NET são de propriedade do IBOPE e são confidenciais e sigilosas, ficando a reprodução de tais informações vedada sob as penas da lei, quer seja no todo ou em parte, quer seja por qualquer método existente ou que venha a ser criado.

Por outro lado, o IBOPE julga muito importante que o Assinante saiba que são tomadas todas as cautelas possíveis para que nenhum de seus dados seja disponibilizado a terceiros, nem tampouco que terceiros tenham acesso a seus dados. Por esse motivo, são utilizados os mais eficazes mecanismos de proteção de informação disponíveis no mercado.

Apesar disso, é importante esclarecer que as informações do Assinante podem, eventualmente, ter de ser disponibilizadas. Isso apenas ocorrerá em virtude de ordens judiciais ou de órgãos da administração do governo, requerimentos policiais ou em virtude de dispositivo legal.

Este Termo de Confidencialidade (“Termo”), assim, descreve o modo pelo qual as informações prestadas no TERMINAL CLIENTE – TC.NET serão protegidas, indicando as obrigações do IBOPE e as obrigações que o Assinante terá de cumprir para que a proteção possa ser efetiva.

Cláusula 1ª – SENHA
1.1. Todos os Assinantes cadastrados pelo IBOPE receberão um login de acesso e uma senha pessoal para acessar os serviços do TERMINAL CLIENTE – TC.NET, que serão fornecidos pelo IBOPE após a assinatura do Contrato de Prestação de Serviços de Audiência entre as partes. Essa senha deverá ser mantida em sigilo absoluto. Caso o Assinante compartilhe essa informação com terceiros, o IBOPE não será responsável por qualquer dano ou prejuízo que, direta ou indiretamente, vier a causar ao Assinante. A senha poderá ser modificada a qualquer tempo pelo IBOPE, que informará ao Assinante sempre que tal ocorrer.

Cláusula 2ª – DECLARAÇÕES E RESPONSABILIDADES DO IBOPE
2.1 O IBOPE não se responsabiliza pelo uso irregular das informações disponibilizadas no TERMINAL CLIENTE – TC.NET, desde que ocasionado por eventos de força maior, caso fortuito, interceptações ilegais ou violação de seus sistemas ou base de dados por pessoas não autorizadas, ou qualquer outro que, por ser imprevisível, impeça que a normal diligência e cuidado possam evitá-los.
2.2. O IBOPE, observado o item 2.1., acima, obriga-se a preservar, manter e resguardar a segurança das informações prestadas pelo TERMINAL CLIENTE – TC.NET.

Cláusula 3ª – DECLARAÇÕES E RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO
3.1. O Assinante declara:
(i) que tem pleno conhecimento de que seu login e sua senha serão cancelados após término da relação contratual com o IBOPE; ‘
(ii) que tem pleno conhecimento de que todos os dados de audiência disponibilizados no TERMINAL CLIENTE – TC.NET, sejam eles das praças Real Time (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Recife e Salvador) ou Overnight (demais praças) são informações PRÉVIAS E VERDADEIRAS;
(iii) estar ciente de que o IBOPE pode ser obrigado a fornecer suas informações ao governo, autoridades parlamentares, judiciais ou terceiros de acordo com certas circunstâncias. Nesses casos, entretanto, e salvo expressa ordem judicial ou de autoridade devidamente investida, o Assinante será imediatamente cientificado;
(iv) estar na plenitude de sua capacidade civil, ou seja, não se enquadrar em nenhuma das hipóteses dos artigos 3º e 4º do Código Civil; e,
(v)que não prejudicará de forma alguma as atividades empreendidas pelo IBOPE no TERMINAL CLIENTE – TC.NET e utilizará sua senha e os serviços oferecidos com responsabilidade e diligência, observando sempre os termos do Contrato celebrado entre o Assinante e o IBOPE.

Cláusula 4ª – ALTERAÇÕES DESTE TERMO
4.1. O IBOPE poderá modificar, a qualquer momento, os termos e as condições deste Termo, devendo notificar o Assinante por meio de publicação de uma versão atualizada do Termo na tela de acesso ao TERMINAL CLIENTE – TC.NET, informando a data da última atualização.

Cláusula 5ª – RESCISÃO
5.1. Este Termo poderá ser rescindido e o acesso do Assinante ao TERMINAL CLIENTE – TC.NET cancelado nos seguintes casos:
(i) falsidade dos dados informados no Contrato firmado com o IBOPE;
(ii) discordância do Assinante quanto a eventuais alterações deste Termo, devidamente notificada ao IBOPE dentro de 5 (cinco) dias contados da publicação das alterações operadas no Termo;
(iii) utilização da marca, logo, nome ou denominação do IBOPE ou de qualquer das sociedades que compõem seu grupo societário, sem expressa autorização, mediante sua veiculação em propaganda, e-mail, publicações e, em geral, em qualquer outro meio de comunicação ou cause em terceiros a impressão de o Assinante estar de qualquer modo relacionado ao IBOPE;
(iv) mediante solicitação, via e-mail ou fax, do Assinante; e
(v)mediante ato unilateral do IBOPE, caso o Assinante descumpra qualquer das cláusulas deste Termo.

Cláusula 6ª – INDENIZAÇÃO
6.1. O IBOPE fica obrigado a indenizar o Assinante por todo e qualquer prejuízo comprovadamente causado por sua culpa exclusiva, nas hipóteses previstas em lei.
6.2. Todo e qualquer dano ocasionado pelo Assinante ao IBOPE e/ou ao TERMINAL CLIENTE – TC.NET deverá ser devidamente indenizado, inter alia, danos ocorridos pelo uso irregular e não autorizado da marca IBOPE e de seus produtos.

Cláusula 7ª – COOKIES
7.1. O TERMINAL CLIENTE – TC.NET poderá se utilizar, para fins administrativos e técnicos, de cookies – isto é, arquivo que, instalado no computador do Assinante, propicia o rastreamento de movimentos dentro do TERMINAL CLIENTE – TC.NET, otimizando a navegação – com o que o Assinante desde já concorda e a que não se opõe.
7.2. O Assinante, entretanto, poderá, a qualquer momento, verificar se os cookies estão acionados e/ou impedir a sua ação, mediante ativação de mecanismos em seu browser.

Cláusula 8ª – PUBLICAÇÃO DE DADOS E DIREITOS AUTORAIS (COPYRIGHT)
8.1. Todos os dados de audiência, textos, fotografias, ilustrações, produtos e demais elementos contidos no TERMINAL CLIENTE – TC.NET estão protegidos pela lei, ao abrigo dos dispositivos legais pertinentes aos direitos de autor e à propriedade industrial.
8.2. É expressamente proibida a cópia, reprodução, publicação e difusão dos dados de audiência, textos, fotos, ilustrações, informações obtidas pelos produtos e demais elementos contidos no TERMINAL CLIENTE – TC.NET sem autorização expressa do IBOPE, quaisquer que sejam os meios para tal utilizados, com a exceção do direito de citação, conforme definido em lei e se não excepcionado de modo diverso neste Termo e no Contrato.
8.3. É expressamente proibida a utilização comercial dos dados de audiência, textos, fotos, ilustrações e/ou quaisquer informações obtidas no TERMINAL CLIENTE – TC.NET.
8.4. O IBOPE reserva-se o direito de proceder judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, publicação, difusão ou exploração comercial não autorizadas dos dados de audiência, textos, fotos, ilustrações e/ou informações provenientes do TERMINAL CLIENTE – TC.NET.

Cláusula 9ª – FORO E LEGISLAÇÃO
9.1. O presente Termo é regido pela legislação brasileira.
9.2. Fica eleito o foro da Comarca de São Paulo para dirimir toda e qualquer dúvida ou controvérsia oriunda deste Termo, com a expressa renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

DENÚNCIA PARTE 3

Confira na próxima segunda-feira, 4 de maio, a terceira parte da denúncia aqui no Bastidores da TV!

Perguntaremos ao Ibope até que ponto a divulgação de números de audiência das emissoras de TV em tempo real influencia no comportamento do telespectador?

Perguntaremos também o motivo de ser permitido que um funcionário do Ibope mantenha um site sobre números de audiência da TV no ar?

E aguardaremos o pronunciamento do Gabriel Ricardo de Souza e o Leonard da Rosa, que até o fechamento desta matéria não se manifestaram oficialmente.

Esperamos vocês!

Contato: contato@bastidoresdatv.com.br

Confira a primeira parte da denúncia clicando AQUI!

Compartilhar: