Marido de atriz da Globo é preso na Operação Lava Jato

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O empresário Mariano Marcondes Ferraz foi preso na tarde desta quarta-feira (26) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, pela Operação Lava Jato. A Polícia Federal (PF) informou que ele será levado a Curitiba na quinta (27) para ficar detido na carceragem da corporação. Ele é casado com a atriz Luiza Valdetaro há um ano.

Segundo informações do G1, o mandado de prisão preventiva, que é por tempo indeterminado, foi expedido pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância. A decisão é desta quarta-feira.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), responsável pelo pedido de prisão, o empresário ia embarcar em um voo para Londres na noite desta quarta-feira. Há indícios, segundo o MPF, de que Mariano Marcondes Ferraz tenha praticado crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

O executivo do Grupo Trafigura e representante da Decal do Brasil pagou vantagens indevidas, entre 2011 e 2013, de aproximadamente $ 800 mil, conforme o MPF. O pagamento relacionado a contratos firmados com a Petrobras foi feito a Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal e é delator da Lava Jato.

“Os depósitos foram efetuados tanto durante o período em que Paulo Roberto Costa era diretor da Petrobras (até abril de 2012) como depois, em prováveis pagamentos de propinas previamente acertadas, como já se viu em outros casos”, afirmou Sérgio Moro no despacho.

Segundo o MPF, o pagamento foi realizado por meio de depósitos em offshore mantida no exterior por genros de Paulo Roberto Costa. O ex-diretor da Petrobras já foi condenado pela Operação Lava jato e, atualmente, cumpre pena em regime aberto.

Em depoimento do acordo de colaboração premiada, Paulo Roberto Costa afirmou ter recebido propina de Mariano Marcondes Ferraz devido a contratos firmados com a estatal. As investigações apontaram que o pagamento de propina aconteceu por vários anos – pelo menos, até 2014.

O advogado Adriano Sérgio Nunes Bretas, advogado do empresário, disse que está se inteirando da decisão que levou à prisão do cliente e que vai se manifestar nos autos.

A atriz Luiza Valdetaro. Foto: Globo/Estevam Avelar
A atriz Luiza Valdetaro. Foto: Globo/Estevam Avelar
X

Pin It on Pinterest

X