A reinvenção da Televisão: a TV ainda mais TV

A reinvenção da Televisão: a TV ainda mais TV

CT-DnfGWsAAKt2a

Artigo escrito por: Roberto Dimas do Amaral

Desde a invenção da mídia impressa no século XV, do rádio e do telefone no século XIX, da televisão por volta de 1920 e da internet nos anos de 60, a noção de tempo e espaço foi alterada através do compartilhamento de informações e conhecimentos, aumentando, assim, a velocidade com que as informações são transmitidas e o número de pessoas atingidas. Nesse cenário, com o avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs), todas as informações, imagens, vídeos ou sons puderam ser digitalizadas. A tecnologia digital, que surgiu para suprir a demanda da troca de informações, foi rapidamente integrada ao cotidiano de pessoas e instituições, mudando a maneira de se comunicar.

Diante deste contexto, observou-se nos ataques à Paris do dia 13/11, que a internet foi a grande aliada da Televisão, na cobertura jornalística de todos os eventos ocorridos. A maioria das Emissoras de TV utilizaram das ferramentas usuais da internet, em especial das redes sociais, Whatsapp, Skype, Facetime entre outros aplicativos disponíveis de GRAÇA para qualquer um utilizar. Isso mostrou que muito mais que a qualidade de áudio ou vídeo, o que importa é a velocidade e a relevância da informação. E as Emissoras que não se adaptarem diariamente neste novo conceito de fazer televisão, não irão acompanhar em audiência e relevância às que estão quebrando estes paradigmas.

Contudo, a internet, ao contrário do que muitos dizem, não irá sobrepor a TV e sim ambas irão andar juntas, possibilitando, que os seus potenciais sejam mais explorados individualmente. Fazendo, com isso, que a TV seja muito mais TV, pois tem como um dos seus conceitos, trazer a informação com velocidade e credibilidade para uma grande quantidade de pessoas.

*Roberto Dimas do Amaral é vice-presidente de Produto do SBT-SC, Doutor em Ciências e Tecnologias das Informações pelo ISTCE-Instituto Universitário de Lisboa.

Compartilhar: