Coluna: A guerra dos talk shows

Coluna: A guerra dos talk shows
Principais talk shows do país são comandados por Gentili, Jô e Rafinha.

LogoKennedyOlá pessoal! Hoje a “TV em Debate” irá tratar de um tema muito falado nesse ano, os vários talk shows que apareceram em nossa programação. Então, vamos lá!

Principais talk shows do país são comandados por Gentili, Jô e Rafinha.
Principais talk shows do país são comandados por Gentili, Jô e Rafinha.

Desde muito tempo Jô Soares mantem a hegemonia das madrugadas com seu consagrado “Programa do Jô”. Eis que em 2011, aparece o “garoto” de Santo André, Danilo Gentili, e estreia na Band o seu “Agora é Tarde”. Os olhos da crítica logo se voltaram para ele. O que muitos se perguntavam era: “Esse rapaz é doido?”, “Quer disputar com o Jô?”. Ninguém conseguia imaginar que a hegemonia de pudesse estar sendo ameaçada. Logo a desconfiança passou e o talk show de Gentili conquista mais público e consequentemente audiência. Aquele que era apenas um fã acabara de se tornar um concorrente de seu ídolo.

Talvez o que tenha chamado mais atenção em Gentili, além de sua coragem, eram sua descontração e facilidade para se comunicar com seu público. Dia após dia, o “Agora é Tarde” vinha crescendo mais e fazendo o olhar do Brasil se voltar para o apresentador. Agora em 2014 foi para o SBT comandar um programa nos mesmos moldes, porém com mais estrutura, e intitulado “The Noite”. Com sua ida para o canal de Silvio Santos quem ficou com o posto de apresentador do “Agora é Tarde” foi Rafinha Bastos, comediante que ficou muito conhecido no “CQC” por seu humor ácido.

Com tudo isso, o público ficou com três excelentes opções para essa faixa de horário. “Programa do Jô”, “The Noite” e “Agora é Tarde”, apesar de serem do mesmo gênero, são programas bem diferentes. Jô Soares é o mestre, não por acaso é considerado o pai do talk show no Brasil, conduz com muita tranquilidade as entrevistas com um toque de humor, além de ser admirado pela maioria dos artistas, que se sentem honrados de participar do seu programa. Danilo Gentili sem dúvida é a inovação, mostrou aos jovens do país porque é fã do gênero, leva uma conversa descontraída com seus entrevistados e faz o show do programa acontecer. Rafinha Bastos apesar de conduzir bem o programa fora da entrevista, é nítido que esta é seu forte. Não se preocupa tanto em arrancar risadas, mas sim em entrevistar realmente.

Gimenez e Justus comandam outros dois tak shows semanais.
Gimenez e Justus comandam outros dois tak shows semanais.

Vale ressaltar ainda a presença de mais dois programas: o “Luciana By Night” da RedeTV! e o “Roberto Justus +” da Record. Ambos ganham bem menos repercussão principalmente pelo fato de serem semanais e não diários como os demais. Gimenez usa de inspiração os clássicos americanos, flui tranquilamente sua conversa e deixa a parte do humor para Diogo Portugal. Já Justus, apesar de não ser mau entrevistador, esbarra na falta de humor, ficando preso a um diálogo muito formal para esse tipo de programa.

As opções estão aí à disposição, resta ao público escolher com qual mais se identifica, e sintonizar a TV no canal preferido. Talento e admiradores todos têm, resta saber qual melhor atração e quem a conduz melhor.

Qual seu talk show preferido? Deixe nos comentários.

Para sugestões, opiniões, críticas e elogios, me siga no Twitter: @kennedychris14

Compartilhar: