Coluna: Classe C representa quase 50% do consumo de TV no Brasil
Olá, vamos para mais uma coluna TV Publi? Pois bem, esta semana venho com um tema bem mais leve, diferente do último e conturbado: “Qual a melhor novela: Rebelde México ou Rebelde Brasil.”
Nosso tema de hoje é a classe C. Vocês, com toda certeza, já ouviram falar na famosa classe C, ela é tipo um mito que circula pelo ambiente televisivo. Mas o que realmente ela é?
Com a ascensão da economia brasileira, principalmente com as políticas de assistência à pobreza, realizada pelo governo do PT, a classe que media a pobreza extrema e a classe rica cresceram de forma alucinante, representando um importante público consumidor, inclusive na TV. Veja o quadro abaixo:
Perceberam, no primeiro gráfico, que a classe c1 e c2 representam quase 50% do público consumidor de TV? Por isso uma importância tão grande das TVs para esse público. Isso é mais perceptível na Rede Globo, que até tempos atrás tinha uma grade muito elitizada e que hoje se rendeu a este público. “Esquenta”, “Avenida Brasil”, “Cheias de Charme” são as representações máximas dessa preocupação da emissora, todas elas com um ótimo retorno.
Agora vocês entendem por que a classe C tornou-se objeto de desejo das emissoras. Espero ter trazido algumas informações pertinentes nas suas discussões sobre TV. Nos vemos na próxima TV Publi. “Té” mais!
Facebook: Flank Bekemball
Instagram: flankbekemball
Twitter: flankbekemball
E-mail: flank@bastidoresdatv.com.br


