Coluna: Globo é líder absoluta da preferência dos anunciantes para ações de merchandising

Olá, pessoas. A partir desta semana vamos fazer um especial de 3 colunas sobre a preferência dos anunciantes para divulgar em determinada emissora. Vocês já ouviram falar em merchandising? Geralmente associamos à entrada de alguém chato, falando sobre um determinado produto na melhor parte do programa; mas merchandising é uma ferramenta de marketing para qualquer prática de venda. Este que nos referimos anteriormente, de uma pessoa interrompendo determinado programa, é apenas um dos vários tipos que ele tem.
Esta semana vamos analisar os merchandisings do tipo estímulo visual, que são as aparições de uma marca ou produto sem envolvimento, aparição ou manipulação do mesmo, tipo quando um personagem passa pela frente de alguma agência do Banco Itaú. É um espécie de ação bastante específica para novelas e, por isso, a preferencial dos anunciantes pela Globo. Veja o gráfico:

São quase meio bilhão de reais destinados a estas pequenas aparições da marca na Rede Globo. É dinheiro ou não é? Para a emissora do Silvio, nem tanto: apenas 3,79% das verbas publicitárias para esse tipo de anúncio são destinadas ao SBT e 15,53% para a Record. Nem a soma de todas emissoras chegam à metade do que é investido na Globo. Mais um campo em que a Rede Globo se sobressai em relação as outras emissoras.
Semana que vem vamos ver outro tipo de anúncio e vocês vão ver que nem sempre a Rede Globo ganha. Curisosos? Hehe, até semana que vem!
Facebook: Flank Bekemball
Instagram: flankbekemball
Twitter: flankbekemball
E-mail: flank@bastidoresdatv.com.br
