Coluna: Sorria! Você está sendo filmado!
Nesta semana vamos abordar um dos maiores sucessos da televisão: as famosas “Pegadinhas” ou “Câmera Escondida”, como preferir chamar.

Garantindo por muitas vezes o pico do dominical de Silvio Santos, boa audiência no “Telegrama Legal”, do Domingo Legal, e boa audiência na RedeTV!, com o “Te Peguei”, as câmeras escondidas estão fazendo o maior sucesso, tanto em audiência como repercussão. As de Silvio Santos, por exemplo, tem causado até sucesso fora do Brasil, com milhares de visualizações no Youtube ao redor do mundo e repercussão em sites estrangeiros.
No Brasil, popularizaram-se nos anos 90, com o programa de “Silvio Santos”, o “Topa Tudo por Dinheiro”, que tinha um quadro de câmeras escondidas.

Com o passar dos anos, muitos programas de TV aderiram vários formatos de pegadinhas, dentre eles com sucesso os de João Kléber, Sérgio Mallandro, Gugu Liberato, Fausto Silva, Luciana Gimenez, entre outros.
Nos Estados Unidos, o programa precursor dessa modalidade na televisão é o “Candid Camera”, que faz sucesso desde a década de 1950 até os dias atuais.

Como nada é perfeito, principalmente na televisão, muitos telespectadores duvidam da veracidade dessas câmeras escondidas, que de fato muitas vezes são forjadas e até são perceptíveis. As supostas vítimas são atraídas por ofertas em dinheiro e pela oportunidade de levar uma grande vantagem se expondo, ou seja, ao se aproximar de uma mulher jovem e bonita.
Mas o fato é que algumas são muito engraçadas e arrancam gargalhadas do telespectador. E você? Acha que as pegadinhas são verdadeiras ou não passam de farsas?

