Coluna: Mídia e Poder Político – Qual a relação?

Coluna: Mídia e Poder Político – Qual a relação?

Rafael

O conceito da palavra política tem origem na palavra grega polis e, em síntese, caracteriza o que diz respeito à vida urbana, o que é de caráter público. A ideia de política é, portanto, associada à questão do exercício do poder, mas está igualmente ligada à noção daquilo que é de interesse público e que diretamente interferem nas relações do indivíduo na sociedade.

A discussão da relação do poder político com a mídia é antiga, principalmente no que se refere à ideia de controle social. É fato que a mídia desempenha uma função social onipresente na atualidade. Em função disso, é importante compreender como os processos de construção da relação entre indivíduo e o campo político interfere na tomada de decisões coletivas.

A relação entre imprensa e poder precisa ser entendida de forma ampla, tendo como elemento a questão do jornalismo e sua estreita relação com o campo político. A imprensa procura intermediar segmentos da sociedade civil, entre ela e o Estado (poder).

A imprensa e a política começam a se relacionar, uma vez que a imprensa é que dá visibilidade aos acontecimentos e as pessoas que estão no poder. Aliás, a imprensa dá visibilidade aos políticos e exterioriza suas ações no âmbito social. Dessa forma, a mídia, ao participar da esfera pública como “prestadora de serviços”, teria uma função imprescindível nas democracias: informar sobre os acontecimentos levando às pessoas uma enorme variedade de informações.  A imprensa acabou se tornando um elemento fundamental na formação da opinião pública e na construção daquilo que se compreende como notícia.

Não é de agora que vemos e sabemos da força que a mídia possui. Note que quando fazemos referência à ela, estamos nos referindo à todas as suas formas de publicação e influência social, isto é, a mídia tem como característica o poder de persuasão e de criar novos comportamentos em âmbito social.

A imprensa brasileira sempre cultivou relações na sociedade tal como um partido político, mantendo seu público fiel completamente informado a cerca dos acontecimentos relevantes. Sendo assim, a relação do jornalismo e a política não podem ser vistas apenas com uma visão pragmática, em que o jornal é usado como “degraus de escada” para a carreira política para determinadas personalidades públicas.

Não significa que o jornalismo deva ter um explícito lado político, fazendo oposição a uma esfera ideológica, enquanto defende outra. A A função de quem informa, no caso, os jornalistas, é olhar para o representante municipal, estadual ou federal sempre com desconfiança, independente de posições partidárias que ocupe ou defende.

O jornalismo responsável preocupado em informar a sociedade nunca vai ser cúmplice com as ilegalidades, mas toma para si a responsabilidade de monitorar, fiscalizar, cobrar, acompanhar, enfim, manter condições de existência de uma democracia. E doa em quem doer.

Me siga no Twitter: @RafaelFreitas_S

Compartilhar: