Coluna: Na tela da TV, o Carnaval “sambou” conforme a música
Olá, queridos leitores! Está no ar a Coluna TV Nobre da semana. Hoje, vamos tratar da audiência do Carnaval nas emissoras do país. Globo, SBT, Band e Rede TV!, usaram e abusaram na cobertura da maior festa popular do Mundo. Nas Redes Sociais, as escolas de samba e a cobertura das emissoras estiveram no topo dos assuntos mais comentados. Mas, se tratando da audiência, o evento popular “bombou” tanto assim?
A TV Nobre mostra os números consolidados de sexta-feira até a segunda-feira de carnaval:
Na sexta, a Rede Globo marcou no horário dos desfiles de São Paulo (Sexta e sábado) e Rio de Janeiro (domingo e segunda) 10 pontos, com exceção do domingo, quando marcou 8 pontos, na abertura dos desfiles no Rio.
No SBT, a cobertura do Carnaval em Salvador rendeu na sexta 4 pontos de média, no sábado 3 pontos, no domingo 2 pontos e na segunda 3 pontos novamente.
A Rede TV! apresentou o “Bastidores do Carnaval”. Na média, o programa ficou com 1 ponto na sexta, no sábado, no domingo e na segunda.
A decepção ficou com a Band, que na sexta, no sábado e no domingo ficou, na média geral, abaixo do 1 ponto. A Rede Record não esteve ativamente no evento, apenas com reportagens em seus telejornais.
São dados consolidados de São Paulo, mas o que nota é a baixíssima audiência de todas as emissoras na região que a TV mais lucra. Os desfiles não são mais os mesmos, porque se analisarmos os desfiles, a tecnologia invadiu as avenidas do samba e mostrou: dinamismo, vislumbro pelo público e inovações nas alegorias e fantasias. A cobertura por todas as regiões do país estavam de primeira linha, tanto na parte do entretenimento, quanto na parte jornalística.
O ponto é que o público, ao invés de assistir o evento, aproveita o feriado para ir à praia, viajar para o interior, sair e festejar nos blocos de rua da cidade ou mesmo ficar em casa e mudar de canal. O carnaval na TV não cativa como antes, mas isso não é a desculpa para a TV deixar de transmitir o evento.
“São Paulo poderá dar 3 pontos, mas em Salvador a audiência será o quíntuplo”, tanto é que a TV Aratu, afiliada do SBT em Salvador, não levou ao ar os programas: “Eliana” e “Programa Silvio Santos”, mas claro, tudo feito com o “alvará” de Silvio Santos. Ao invés dos programas, foi ao ar a cobertura do Carnaval na região e deu certo. Segundo dados da audiência de Salvador, a TV Aratu/SBT liderou durante a tarde e conquistou por alguns minutos, quase o dobro da TV Bahia/Rede Globo (13X7).
A audiência comparada com 2014 está melhor por décimos, mas a queda acentuada foi interrompida, a Globo News deu uma lição de como transmitir o Carnaval para as outras “TV’s Pagas”, mas a curiosidade fica pelas excelentes audiências das apurações dos desfiles que consolidaram: na terça-feira (17), 21 pontos de audiência (com a apuração de São Paulo, que mostrou a vitória da Vai-Vai e o rebaixamento esperado da Mancha Verde e Tom Maior) e na quarta-feira (18), a apuração ultrapassou a marca dos 19 pontos de audiência (com a vitória da Beija-Flor e o rebaixamento da Viradouro, no Rio de Janeiro).
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV Brasileira? Sigam a @ColunaTVNobre.
Forte abraço, pessoal!




