Coluna: Os 50 tons de cinza do Carnaval na TV

Coluna: Os 50 tons de cinza do Carnaval na TV

Julioo

Quarta-feira de Cinzas, dia de ressaca para uns, de enterro dos ossos para outros. Na televisão brasileira, não é diferente. Com a transmissão da apuração dos desfiles do Rio de Janeiro, a Globo encerrou oficialmente seu Globeleza chegando a impressionantes 36 pontos no Rio de Janeiro e 19 em São Paulo. Um dia antes, com a apuração do Carnaval de São Paulo a emissora atingiu 21 pontos na capital paulista. Nesta madrugada (18), Band e SBT também encerraram suas transmissões direto de Olinda e da Bahia. A RedeTV! também esteve presente no Carnaval cobrindo os bastidores no Rio e em São Paulo atingindo cerca de 1 ponto de média nos quatro dias de cobertura.

Globeleza não tropeçou na audiência
Globeleza não tropeçou na audiência

Embora seja reconhecido internacionalmente pelas suas cores, o Carnaval deste ano teve também os seus tons de cinza. Emissoras como Band e SBT apostaram mais uma vez no Carnaval do Nordeste que foi transmitido para todo Brasil. Esqueceram do regionalismo presente num país grande como o Brasil. Assim como no livro “50 tons de cinza”, o mesmo, era mais interessante do que o filme que estreou na semana passada nos cinemas. Durante o Carnaval, muitas pessoas viajam, outras vão para as ruas e sambódromos cair na folia e ver de perto o espetáculo “da carne”. Quem fica em casa nesta época do ano, normalmente gosta de acompanhar na TV o que acontece mais próximo a ela, o mesmo que diariamente ocorre com os telejornais locais.

O interesse de quem está em São Paulo, por exemplo, para o axé baiano ou o frevo pernambucano é baixo. Os números de audiência confirmam: Durante os cinco dias de transmissões, SBT e Band sofreram com as baixas médias alcançadas. Os programas dificilmente chegaram a 4 pontos no SBT e a 1 na Band. Mesmo com faturamento elevado, as emissoras afastaram seus telespectadores da telinha. Na madrugada desta quarta (18), o encerramento do SBT Folia e Band Folia chegou a perder para o “Fala que eu te escuto”, programa religioso da Record. Por outro lado, a TV Aratu/SBT alcançou a liderança em horário nobre em Salvador, ao não exibir Eliana e Silvio Santos para transmitir o Carnaval local. Em Santa Catarina, a RBS TV/Globo não transmitiu os desfiles de São Paulo, no sábado (14), para exibir os desfiles de Florianópolis e de Joaçaba. O regionalismo por lá sempre rende altos índices a emissora.

sbtfolia
SBT investiu mais uma vez no Carnaval de Salvador
bandfolia
Band Folia transmitiu blocos de Salvador e Olinda e teve gafe de André Vasco na segunda (16) ao quase chamar “Band Folia” de “SBT Folia”

A Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão dos desfiles, de Rio e São Paulo, colheu boa audiência nos quatro dias de desfile. Porém, o interesse da emissora carioca pelo Carnaval não vai mais além do que a apuração. Desde 2012, quando repassava os direitos para SBT e Band, a Globo não transmite os desfiles das campeãs que acontece em São Paulo, nesta sexta-feira (20) e no sábado (21), no Rio de Janeiro. Pelo primeiro ano, nem mesmo os canais pagos transmitirão os dois desfiles.

Rachel Sheherazade de luto?
Outro tom de cinza que não pode passar despercebido foi a apresentação de Rachel Sheherazade no SBT Brasil. Ela teve que chamar as reportagens de Carnaval com sorriso no rosto. A jornalista está impedida desde o ano passado de fazer comentários no principal telejornal da emissora. Em 2011, Rachel ficou conhecida nacionalmente devido um comentário sobre o Carnaval, na TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba. Silvio Santos viu o vídeo postado no Youtube e a convidou para apresentar o SBT Brasil. Se há quatro anos ela criticou o Carnaval de forma contundente, hoje ela teve que se calar e ainda noticiae o que ela não defende.

rachelcarna
Rachel criticando o Carnaval em 2011

 

Império na Sapucaí
Talvez um dos grandes feitos deste Carnaval, não tenha sido um tom de cinza, mas de preto. A novela Império soube bem aproveitar o gancho da história do Comendador com a folia de momo. A família imperial caiu no samba em plena Sapucaí, rendendo nesta quarta-feira (18), picos de 40 pontos na Grande São Paulo.

imperio

Jubeleza
O SBT voltou a usar de suas criativas chamadas para provocar a concorrência. Mais um tom cinza deste Carnaval foi a paródia da vinheta da Globeleza, para chamar atenção do telespectador para a estreia da nova temporada do The Noite, com a assistente de palco de Danilo Gentili, fazendo um “bico” como Globeleza.

jubeleza

 

Júlio César Fantin
julio.imprensa@gmail.com
@jcfantin

Compartilhar: