Coluna: Nas Ondas do Rádio

Coluna: Nas Ondas do Rádio

 

01_03

O RÁDIO 

Falar sobre o rádio um dos mais importantes veículos de comunicação de massa, o mais popular, é de extrema satisfação. Sobretudo, para quem trabalha com comunicação. O rádio esta em qualquer lugar, nos mais longínquos rincões do Brasil e do Mundo. Estima-se que hoje, existam mais de 3.000 mil emissoras de rádio no país entre AM e FM, segundo dados do Ministério das Comunicações. Ligado Nas Ondas do Rádio, graças ao inglês Michael Faraday, que em 1.831 descobriu a indução magnética e James Maxwell que descobriu as ondas eletromagnéticas, você fica informado e se diverte o tempo todo em qualquer lugar. Ainda mais agora, com a internet e redes sociais.

A história do Rádio no Brasil esta recheada de grandes momentos e estrelas. A primeira transmissão foi o discurso do presidente Epitácio Pessoa, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, em 1922, pela Rádio Sociedade fundada por Roquete Pinto (hoje rádio MEC), no Rio de Janeiro. Na década de 30, a presença do rádio foi marcante em meio às profundas transformações sociais pelas quais o país atravessava. Em 1931, surge no dial as Rádios América e Record em São Paulo. O grande marco da história do rádio veio com a fundação da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 1936, palco para programas de auditório, comédias e rádio novelas impagáveis. Nomes como Iberê Gomes Grosso, Luciano Perrone, Radamés Gnattali e Dorival Caymmi, são apenas alguns dos nomes que deixaram marcas no cenário nacional radiofônico. O Repórter Esso(1941), primeiro rádio jornal foi fenômeno de popularidade e sucesso. A rádio Bandeirantes de São Paulo, surge em 1937 e foi a primeira a divulgar notícias em toda sua grade de programação. No ano seguinte, desponta a Rádio Globo. Daí em diante, o rádio é presença marcante em todos os lugares. A primeira transmissão via satélite foi realizada pela Rádio Bandeirantes em 1990, para mais de 80 regiões do país, por meio de 70 emissoras FM e 60 AM. Em 2005, são realizadas as primeiras transmissões pelo sistema digital no país.

Na década de 40, os ídolos do rádio tornam o veículo ainda mais popular. Mário Lago, Cauby Peixoto, Emilinha Borba, Paulo Gracindo e Janete Clair, faziam sucesso na Revista do Rádio, com Anselmo Domingos. Mesmo com o surgimento da televisão na década de 50, o rádio continuou a marcar presença na vida dos brasileiros.

Radio Antiga

Os destaques do rádio esportivo jamais poderiam ficar de fora deste texto inicial. São verdadeiros brilhantes os talentos que o rádio produziu e produz quando o assunto é esporte. Para não ser injusto quero homenagear a todos em nome do inesquecível Fiori Giglioti. Um dos monstros sagrados dos narradores esportivos que o Brasil já conheceu. Sua capacidade ímpar de transportar o telespectador para dentro do estádio, sentir até a temperatura do ambiente, era sensacional. Quem não se lembra dos famosos bordões antes e ao término de cada partida de futebol: “abrem-se as cortinas e começa o espetáculo torcida brasileira….” e ao final “fecham as cortinas e termina o espetáculo no Pacaembu”? Deixou muitas saúdes. Assim, como Fiori, Osmar Santos, também marcou o coração dos torcedores de todos os times. Hoje, muitos fazem sucesso na estrada deixada por esses grandes mestres. Entre eles, Éder Luís, esta entre os grandes dessa nova geração de narradores do rádio e da tv brasileira.

Em 2015, o Rádio Brasileiro completa 94 anos de existência com muita a comemorar.

Radio aTUAL

Fique ligado. Nos nossos próximos encontros, aqui Nas Ondas do Rádio, entrevistas exclusivas com os grandes nomes do rádio brasileiro, entre eles, Éder Luís, Oscar Ulisses, Odinei Edson, José Silvério, dentre outros. Não perca!

E o rádio continua sua interminável e vencedora caminhada levando aos ouvintes informação com agilidade, emoção, serviços. Onde quer que você esteja, Nas Ondas do Rádio, esta com você. Grande Abraço!

Twitter: @FabioMonteirotv

Pin It on Pinterest