Coluna: O Rei está de volta
Olá, queridos leitores! Está no ar a Coluna TV Nobre da semana! Hoje, vamos tratar da volta de Silvio Santos depois de suas férias nos Estados Unidos, sobre o seu retorno ao comando do SBT e suas recentes decisões, porque as coisas dentro da emissora parecem estar nos trilhos mesmo que os telespectadores, incluindo o que vos escreve, reclamem de alguns horários da grade e decisões discretas da emissora.

Nada de aposentadoria! Para alegria de todos o maior comunicador da TV brasileira está de volta para comandar a temporada 2015 do “Programa Silvio Santos” e vem novidades por aí com o novo cenário do programa e sua produção ser totalmente em alta definição. Talvez no próximo domingo o primeiro programa de 2015, depois da volta de Silvio Santos, vai ao ar. Nada confirmado. Sempre que o Silvio volta das férias, ele apresenta novidades para a programação do SBT que foram previamente analisadas pelo mesmo durante suas férias no exterior. De onde vem as novidades? Das feiras de TV e dos produtos exibidos pela TV americana. Quem disse que trabalhar na TV não é assistir a própria TV? É esperar para ver qual a novidade da vez que o cara vai trazer.
Por enquanto, ele chegou “colocando ordem na casa” e mandou tirar 1 hora do jornalístico “Notícias da Manhã” e abriu espaço para um programa de desenhos intitulado “Desenhos Pré-Escola”, para a criançada comer sucrilhos e assistir aos desenhos animados antes dos estudos. Certo ou errado, a atitude está feita. Nada que não possa ser revisto, faz parte da situação quando estamos a falar sobre as lógicas TV brasileira. Ele, provavelmente, mexerá nos programas: “Domingo Legal” e “Programa do Ratinho que está com fortes concorrentes, Geraldo Luis e Gugu Liberato, ambos da Rede Record.
Mas, como escrito acima, as coisas parecem estar nos trilhos. Acompanhe com a TV Nobre os principais motivos do SBT estar de vento em polpa:

Segundo o Portal UOL, a emissora conquistou o seu maior faturamento de sua história, ultrapassou a marca do 1 bilhão de reais em faturamento no ano de 2014, precisamente, o SBT faturou R$1,15 bilhão e tornou-se a terceira emissora a atingir o bilhão. Comparado com 2013, a emissora subiu 10%. Os diretores por lá devem estar a sorrir e cantar. Outro motivo, e desta vez é recente: o seriado “As Visões da Raven”, está com excelente audiência e com facilidade atinge picos de liderança, as novelas da tarde da emissora estão bombando, na última segunda-feira o seriado mexicano “Chaves”, explodiu na audiência com picos de dez pontos e colocou terror na soberania da vice-liderança do “Cidade Alerta” e, a novela “Carrossel”, que voltou a grade na faixa das 21 horas, conquistou excelente audiência e ofuscou a estreia de “Babilônia”, novela da Rede Globo e deixou a Rede Record a ver navios. Os consolidados da última segunda-feira mostraram:
Babilônia – Estreia 32,8
Carrossel – Reestreia 12.0
Vitória – 6,2
Os dados são consolidados, portanto, não haverá alteração.
Com os números acima, quem mais lucrou foi o SBT. O produto anterior a “Carrossel”, a novela “Rebelde”, atingia médias abaixo da meta para o horário. Com a reestreia de “Carrossel”, o SBT viu sua audiência triplicar, de 4 para 12 pontos. E mais, barrou a audiência das semanas finais da novela da Rede Record, “Vitória”, atrapalhou a estréia da novela da Rede Globo, “Babilônia” e foi uma das noites de maior audiência do SBT no ano.
Curiosidade: Quando a novela “Carrossel” versão mexicana foi ao ar pelo SBT, em 1991, a Globo estava com uma novela no ar de autoria do Gilberto Braga, que também é um dos autores da novela “Babilônia”, coincidência ou não, Gilberto Braga teve dores de cabeça com a novela infantil. Na época, a novela do SBT atingia 21 pontos e a novela da Globo 41 pontos (na época, 41 pontos eram considerados índices baixos para o horário).
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaTVNobre.
Forte abraço, pessoal!

