Entrevista – Marcello Boffat revela os bastidores do “Maquina da Fama” e muito mais

Entrevista – Marcello Boffat revela os bastidores do “Maquina da Fama” e muito mais

Max111 (1)Atualmente como preparador vocal e cênico do programa “Maquina da Fama“, Marcello Boffat  além de já ter sido indicado a prêmios importantes (Prêmio Shell e Sharp de teatro) já participou de sucessos na televisão como o “Nó na lingua” (Eliana), “Esse artista sou eu“, “Famoso Quem?“, “Festival Sertanejo” e “TeleTon“.

Ele fala detalhes dos bastidores dos programas, sua profissão e revela como é trabalhar com artistas como Patricia Abravanel e Eliana, confira:

20150706180117

Bastidores – Como todo profissional se dedica ao oficio, com o intuito de sempre dar o melhor de si, com você não deve ser diferente. Pois bem, gostaria de saber como foi chegar até o SBT?
Marcello – Quero iniciar nosso papo agradecendo a honra de ter sido chamado para essa entrevista! Obrigado Bastidores da TV! Foi no ano de  2013 e o SBT estava fazendo a seleção para o casting do programa “FAMOSO QUEM ?” , após uma bateria de testes tive a sorte de ser escolhido pela direção para ingressar no time de artistas da emissora.

Bastidores-  Como é trabalhar na emissora?
Marcello – Trabalhar no SBT é uma alegria! É um lugar onde obtive reconhecimento pelo meu trabalho, respeito de profissionais que aprendi a admirar e uma segunda casa onde tenho amigos que estão lá dando duro sem perder o bom humor e a competência.

Bastidores – Como todos sabemos você é o preparador vocal cênico, como é o seu trabalho?
Marcello – Meu trabalho é apenas uma parte da enorme engrenagem que faz essa “Máquina da Fama” funcionar! Oriento os participantes quanto à performance musical através de exercícios e ajustes vocais para encontrar o timbre exato e a forma de cantar de cada artista homenageado no programa e quanto à atuação cênica, destacando gestos, posturas, intensidades dramáticas e a personalidade de cada cantor, grupo musical ou cantora que os participantes irão interpretar.

Bastidores – Qual o segredo para conseguir transformar cantores comuns em verdadeiras estrelas?
Marcello –
 Um dos grandes segredos do sucesso do “Máquina da Fama” é exatamente a variedade dos artistas que vem ao programa! Pessoas que nunca subiram em um palco ou estiveram em um estúdio de televisão, até profissionais com muita experiência, com CDs e DVDs e carreiras sólidas por todo o Brasil. Para cada um dos participantes tenho um tratamento diferenciado: às vezes a necessidade é ensinar a respiração correta ou um ajuste vocal que torne a voz mais “pesada” ou mais “metálica”, outras vezes reforçar a melodia, corrigir notas erradas, ensinar a pronúncia certa de idiomas estrangeiros ou acertar o fraseado musical de alguma canção. O mais importante é despertar nesses artistas a vontade e a alegria de estar no nosso palco.

Bastidores – Além de preparador você também é ator, tem planos em atuar em alguma novela?
Marcello – PUXA ….( risos ) !!!!!
Alma de artista não sossega mesmo né !!!!
Não tenho planos ….( ainda )…..hehehe,  mas se surgir uma oportunidade será um prazer enorme !!!!
( diretores das novelas!!!! #ficadica )

Marcello no "Nó na lingua"do programa "Eliana"
Marcello no “Nó na língua” do programa “Eliana”

Bastidores – Você já fez o quadro “Nó na língua” do programa Eliana, como foi a experiência de trabalhar no programa? Existe previsão de um possível retorno do quadro?
Marcello – “Nó na Língua” foi um desafio! Alem de ” provar ” que todos os trava-línguas eram possíveis de serem falados em um minuto, eu ainda era o juiz do quadro! Era preciso estar muito atento aos participantes  para não deixar ninguém “travar” a língua hehehehe. A apresentadora Eliana é uma simpatia e a produção do programa me recebeu de braços abertos.
Por enquanto o “Nó na Língua” ainda não tem previsão de voltar ao ar.
Por falar nisso aceita um desafio?????
Diga bem rápido sem errar, três vezes seguidas :

” Casa suja, chão sujo “
” Casa suja, chão sujo “
” Casa suja, chão sujo “.

Bastidores – No “Esse artista sou eu” e no “Festival Sertanejo” o seu trabalho era preparando cantores já profissionais e alguns com um bom tempo já cantando, foi um desafio?
Marcello – Sempre é um desafio porque nossa voz e a maneira como nos movemos conta tudo sobre nossa personalidade! Alterar qualquer uma dessas partes é mexer com a nossa história, com nosso passado, com a maneira como nos relacionamos com a vida!
Mas tenho um princípio como preparador: respeitar a vivência de cada artista, não desprezar as experiências de cada um e dentro desse contexto extrair soluções técnicas e artísticas . Dessa forma os artistas não se sentem invadidos e podemos trabalhar juntos focados nos aspectos dos shows.
A sorte é que o elenco dos dois programas foi cuidadosamente escolhido e eram artistas muito talentosos e generosos.

Bastidores – Como é feita a preparação do participante do Maquina da Fama? demora quanto tempo até um artista subir no palco já apto?
Marcello – Tudo começa com o pessoal do casting do programa que cuida de procurar, selecionar e definir junto com a direção artística os participantes. Depois disso uma série enoooooooooorme de reuniões acontecem com os outros departamentos do SBT para definir o repertório, o figurino, o cenário, a iluminação, a coreografia, a logística do transporte, das passagens aéreas, da hospedagem, dos adereços cênicos, dos horários de ensaio, da composição das trilhas musicais que serão usadas nos shows, das tonalidades musicais, da maquiagem, da caracterização , das perucas etc etc etc  CANSOU? Nem estamos na metade rsrs
Depois disso os participantes tem vida de estrelas ! Avião, hotel e motorista para trazer até a emissora!
E então começam os ensaios: aulas de voz e aulas de coreografia até que estejam prontos para subir no palco. Muitas aulas !!!
No dia da gravação todas as equipes estão bem cedo no estúdio onde nosso diretor Michael Ukstin une todos os esforços das equipes e repetimos os shows até que tudo esteja pronto para a gravação.
Outras vezes temos um acompanhamento pela Internet, através de vídeos que os participantes enviam e vamos corrigindo até que estejam prontos para virem passar por todo o processo de preparação do ” Máquina da Fama “.
Todo o sucesso do nosso programa vem do prazer que todo o pessoal tem em participar desse projeto ! Todo mundo torce e fica feliz pelo sucesso do trabalho das outras equipes, bate palmas, , faz questão de elogiar um cenário bacana, um figurino bonito, uma maquiagem bem acabada! Dá gosto de ver !!!

Bastidores – Você tem contato com a Patricia Abravanel? Como é trabalhar com ela?
Marcello – Patrícia é no programa como ela é longe das câmeras: divertida,direta e  espontânea. Sabe o que quer sem perder a capacidade de escutar e dialogar. Começa sempre as gravações pedindo que a platéia bata palmas para toda a equipe que está ali desde cedo, puxa assunto com as pessoas das caravanas, faz questão de reforçar que o SBT está sempre aberto para que as pessoas venham assistir todos os programas da casa, se diverte em cena sem deixar de se preocupar com o resultado das gravações. Toda a equipe sente o orgulho que ela tem desse programa !!

Marcello e Patricia nos bastidores do "Maquina da Fama"
Marcello e Patricia nos bastidores do “Maquina da Fama”

Bastidores – Com diversos trabalhos na emissora o que você tem vontade de fazer ainda? O que almeja para sua carreira?
Marcello – Sempre atuei como ator, cantor e preparador na minha carreira. Com tão pouco tempo na emissora me sinto muito orgulhoso por ter participado de tantos projetos tão bacanas e de tanto sucesso.Tenho como lema o seguinte: Aproveitar as oportunidades, aprender muito com elas , fazer o meu melhor e como diz o mestre Zeca Pagodinho:Deixa a vida me levar“. Hehehehe

Se alguém quiser conferir meu Instagram: @marcello_boffat

Obrigado pelo convite e grande abraços para todos !!!!

+ Gostou desta entrevista? Gosta de Televisão, moda e estilo?
Siga @Maxsody nas redes sociais e saiba mais

+ veja ALGO a MAIS sobre o “Enzo” (Michael Malarkey)
de The Vampire Diaries em uma entrevista EXCLUSIVA
!

 

Pin It on Pinterest