Do esporte à culinária – TV Band completa 50 anos no ar

Neste sábado (13), a Band completou 50 anos no ar, sendo hoje a quarta maior emissora do país. A emissora que nasceu como TV Bandeirantes, já teve diversas fases. Chegou a ser chamada de “canal do esporte”, devido parceria de retransmissão de eventos esportivos com a Globo. Hoje, muitos a consideram como a “TV da Culinária”, observado o sucesso e excesso do programa “MasterChef” e seus derivados na programação. Uma marca, no entanto, que ultrapassou décadas é o seu jornalismo, sempre atento aos acontecimentos e presente na história.

A emissora da Família Saad, entrou no ar em 13 de abril de 1967. O nome “Bandeirantes” seguiu o mesmo nome adotado pela Rádio Bandeirantes, sendo uma homenagem aos desbravadores paulistas. O símbolo teve algumas alterações, mas o formato de um ‘olho’ é o que mais caracterizou a emissora desde a década de 80. As cores verde e amarelo remetem a bandeira brasileira. Há quem afirme que o conceito foi passar ao telespectador a ideia que a emissora valoriza o Brasil e através de suas lentes (olho), tudo vê. A tese se reforçou em 2010, quando a emissora teve como slogan “olho na tela, olho na Band”. O apresentador Datena foi o primeiro a adotar o nome de Band na TV, na década de 90. Uma abreviação de Bandeirantes FM e TV Bandeirantes.

Um dos fatos mais marcantes da emissora, ocorreu logo no seu início. Uma cartomante previu um incêndio na Band, pouco tempo antes dele destruir os estúdios no Morumbi, em julho de 1969. João Saad duvidou e pensou que a mulher trabalhasse para algum concorrente. A TV Bandeirantes foi atingida por incêndio com grandes prejuízos. O incêndio devastador, no final do programa Cidinha Campos, destruiu totalmente suas instalações. Grande parte dos seus arquivos se perderam. O slogan da época era: “A Bandeirantes não vai parar”. O incêndio ocorrido nos estúdios fez com que se alugasse às pressas o Cine Arlequim, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo, que foi batizado de Teatro Bandeirantes. Toda a programação da Rádio e TV Band foi gerada a partir do Cine Arlequim, transformado rapidamente em Teatro Bandeirantes. O incêndio na Bandeirantes foi semelhante os das redes Globo, Record e Excelsior, o que levou as autoridades a atribuírem os quatro incêndios a atos de sabotagem, sob comando único. De todos, o incêndio da TV Bandeirantes foi o maior, durando três horas e meia. O fogo teria começado, a um só tempo, em três pontos diferentes.
Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin
