Jornalismo do SBT vive grande fase em audiência – Levantamento exclusivo mostra desempenho nos últimos 12 meses

Dados da Kantar Ibope, obtidos com exclusividade pela coluna, mostram o bom desempenho dos três telejornais do SBT, exibidos em rede nacional, nos últimos 12 meses. Enquanto a Record TV apresentou queda em todos os horários analisados, o SBT teve seus índices elevados na maioria das faixas, principalmente na Grande SP, o principal mercado televisivo do país. Os dados que o BastidoresDaTV teve acesso apontam números diferentes para o Rio de Janeiro.

SBT Brasil

O principal jornalístico da emissora, o “SBT Brasil”, apresentado por Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade, deve fechar fevereiro com 1 ponto a mais do registrado há 12 meses. Dados de 01 a 26 de fevereiro, na Grande SP, apontam o programa com 7,5 pontos, um crescimento de 17% em comparação com fevereiro de 2017. A Record apresenta queda de 11%, com 8,7 pontos. Embora a Record tenha recuperado a vice-liderança contra o “SBT Brasil” no mês de fevereiro, com a mudança de horário da reprise de “Os Dez Mandamentos”, os índices ainda estão distantes dos 9,8 pontos alcançados há um ano. A Globo caiu 1% e a Band 8%. Em janeiro deste ano, o “SBT Brasil” conquistou a vice com 6,9 pontos contra 5,1 pontos da Record. Se comparado com janeiro de 2017, o SBT caiu 1% e a Record apresenta queda de 49%. A Globo cresceu 10%.

No Rio de Janeiro, o “SBT Brasil” cresceu 9% se comparado fevereiro de 2017 com fevereiro deste ano. Apesar de atingir 6,1 pontos até 26 de fevereiro, o programa conquistou a terceira colocação. A Record alcançou 8,4 pontos, uma queda de 8%. A Globo continua líder com 26,5 pontos (-1%) e a Band em quarto com 3,5 pontos (-11%). Curiosamente, o “SBT Brasil” perdeu 0,5 ponto em janeiro de 2018, quando atingiu 5,8 pontos, uma queda de 7% em comparação com janeiro de 2017. Com a mudança da reprise de “Os Dez Mandamentos”, a Record cresceu em fevereiro, se comparada a audiência obtida em janeiro deste ano. O SBT também apresentou crescimento. Com uma grade que afundou a audiência da Record, também no Rio, a queda da emissora chegou a 45% se comparado janeiro de 2018 com janeiro de 2017. Neste período, a Globo cresceu 10%.

Primeiro Impacto

O que mais chama atenção é o desempenho do “Primeiro Impacto”, comandado por Dudu Camargo e Marcão do Povo. Prestes a ganhar um novo concorrente, na faixa das 06h as 08h30, o jornalístico do SBT vive sua melhor fase. De 01 a 26 de fevereiro deste ano, o programa atingiu 4,1 pontos contra 3,1 pontos da Record, 8,8 pontos da Globo e 0,7 ponto da Band. São dados consolidados da Grande SP. Em comparação com fevereiro de 2017, o SBT cresceu 54%, enquanto que a Record caiu 32%, a Globo apresenta queda de 12% e a Band caiu 2%. Em janeiro deste ano, o “Primeiro Impacto” fechou com 3,5 pontos contra 2,5 pontos da Record, 8,5 pontos da Globo e 0,5 ponto da Band. Temendo os baixos índices, a Record estreia em março um novo telejornal das 06h as 08h30, com apresentação de Bruno Peruca. A queda da Globo no horário também merece destaque. Em fevereiro de 2017, a emissora carioca conquistou 10,0 pontos na Grande SP.

Já no Rio de Janeiro, o “Primeiro Impacto” não repete os bons índices de São Paulo. O programa alcançou o terceiro lugar de 01 a 26 de fevereiro com 2,2 pontos contra 2,7 pontos da Record. Se comparado fevereiro deste ano com fevereiro de 2017, apenas a Globo cresceu no horário com 9,8 pontos (+6%). O SBT caiu 12%, a Record teve queda de 15% e a Band perdeu 30%, atingindo apenas 0,2 ponto. Vale lembrar que o “Primeiro Impacto” tem duração inferior no Rio de Janeiro, em virtude do “SBT Rio Manhã” (07h as 07h45).

SBT Notícias

A maratona jornalística do SBT, implantada ao vivo nas madrugadas, é um dos grandes trunfos da programação da emissora. Apresentado por Karyn Bravo, Analice Nicolau, João Fernandes e Cassius Zeilmann, além de repórteres da emissora, o programa é sucesso de domingo a domingo. Além da vice-liderança isolada, o programa também vem atingindo a liderança com frequência. De 01 a 26 de fevereiro, o “SBT Notícias” atingiu 3,2 pontos de média contra 4,6 pontos da Globo, 0,6 ponto da Record e 0,3 ponto da Band. Comparando com fevereiro de 2017, o jornalístico cresceu 24%. A Globo caiu 15%, a Record -38% e a Band sofreu queda de 20%. Em janeiro, antes das “Olimpíadas de Inverno”, exibidas pela Globo, no período pós-Carnaval, o “SBT Notícias” cresceu 10% e a Globo 1%, em comparação com janeiro de 2017. A Record caiu 38% e a Band -55%. A Globo caiu 0,5 ponto se comparado janeiro com fevereiro deste ano, enquanto o SBT cresceu 0,2 ponto. Outro destaque é a edição dominical do “SBT Notícias”, implantada em janeiro, com exibição ao vivo também das 06h as 07h30. Os dados consolidados da Grande SP apontam 3,0 pontos em janeiro e 3,4 pontos em fevereiro, para o jornalístico. No confronto, a Globo atingiu 4,6 pontos em janeiro e 5,5 pontos em fevereiro. A Record atingiu 0,3 ponto em janeiro e 0,6 ponto em fevereiro. A Band 0,3 ponto nos dois meses. Apesar de contar com links ao vivo na edição da madrugada, o “SBT Notícias Manhã – Domingo”, ainda carece de investimentos em links ao vivo em SP e em outras praças, o que poderia alavancar ainda mais a audiência e fazer o SBT brigar pela liderança num dia e numa faixa sem jornalismo nas concorrentes.

Já no Rio de Janeiro, o “SBT Notícias Madrugada” assegurou a vice isolada, porém com audiência inferior da conquistada em São Paulo. Foram 2,2 pontos em janeiro e de 01 a 26 de fevereiro. A Globo conquistou 5,1 pontos em janeiro e 5,4 pontos até 26 de fevereiro. Se comparado o mês de fevereiro deste ano com fevereiro de 2017, todas as emissoras perderam público na capital carioca: SBT (-10%), Globo (-12%), Record (-53%) e Band (-43%). A edição especial de domingo, do “SBT Notícias Manhã” atingiu no Rio de Janeiro 2,1 pontos em janeiro e 2,3 pontos em fevereiro. A Globo liderou com 5,0 pontos em janeiro e 5,5 pontos em fevereiro. A Band atingiu 0,3 ponto em janeiro e 0,4 ponto em fevereiro. A Record atingiu 0,4 ponto em janeiro e 0,3 ponto em fevereiro.

Conexão Repórter
O jornalístico de Roberto Cabrini deve ser mantido nas noites de segunda-feira, após o “Programa do Ratinho”, onde vem conquistando a vice-liderança para o SBT. A assessoria de imprensa confirmou que as gravações da temporada 2018 começam na próxima segunda (05). Os programas voltam com edições inéditas em 11 de março.

Sem novidades
Apesar do bom momento de audiência dos seus programas jornalísticos, a assessoria de imprensa do SBT afirma que não há planejamento para mudanças em cenários, pacotes gráficos e outras novidades em seu jornalismo. A possibilidade de mudanças para o mês de aniversário da emissora esbarra no momento econômico do país e qualquer investida de impacto só deve ser observada no ano que vem.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015. colunajuliofantin@gmail.com

Pin It on Pinterest