SBT Rio e SBT SC lançam realities culinários – SBT RS também já tem a sua cozinha

Coincidência ou não, os telespectadores do SBT, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, passam a acompanhar, a partir deste mês, um reality culinário regional, com formato semelhante. O nome dado pela emissora carioca, pertencente ao Grupo Silvio Santos, difere do escolhido pela afiliada catarinense, de propriedade do Grupo SCC. A mecânica entre as duas atrações, apresenta algumas semelhanças, principalmente por se tratarem de desafios culinários. Na versão Rio, a apresentadora apenas comanda a atração que contará com um cozinheiro renomado. Toda semana, o cozinheiro desafia um chefe de uma região do Rio. Já na atração catarinense, a apresentadora é desafiada toda semana por um chefe regional.

O formato do SBT SC

O SBT Santa Catarina estreou no sábado (13), o quadro ‘Desafio Siga o Chef’ no programa SBT e Você. Na nova atração, a apresentadora Marja Nunes é desafiada a reproduzir pratos de chefes renomados que se destacam no cenário gastronômico do Estado. O Desafio Siga o Chef vai contar com nove episódios e em cada um deles Marja terá de preparar uma receita, com diferentes níveis de dificuldades e técnicas, sob a supervisão de um grande chef. A apresentadora apenas saberá qual será o prato na hora da gravação, o que promete trazer muitas surpresas e tensão para o quadro. O SBT e Você é exibido aos sábados, às 13h, na tela do SBT Santa Catarina.

O formato do SBT Rio

O SBT Rio estreia no próximo sábado (20), as 12h30, o reality show culinário “Cozinheiro vs Chefs”, com produção e exibição direto da cidade maravilhosa, em parceria com a 5e60 conteúdo, sob o comando de Isabele Benito e a participação do cozinheiro Rubens Zerbinato desafiando 13 chefs renomados do RJ, em 13 episódios, onde o cozinheiro Zerbinato desafia 13 chefs renomados, com grandes surpresas e embaraços que vão muito além das receitas. Em cada episódio, Rubens Zerbinato recebe um chef na comunidade e faz o desafio: o chef terá que preparar, na hora, um prato típico da favela. O cozinheiro também tem que cumprir sua parte no duelo: no mesmo episódio ele vai ao restaurante do chef que o desafiou, e terá que cozinhar um menu para clientes de paladar apurado. No final de cada episódio, os participantes serão avaliados por especialistas, sendo 6 jurados no total, 3 de cada lado, e o público poderá acompanhar o desfecho da competição. No final de toda a disputa, se o cozinheiro desafiado empatar ou vencer os chefs, ele se tornará um “chef”.

Tendência

Além do sucesso que atinge em rede nacional, com diferentes formatos no SBT, Band, RecordTV e Globo, os realities e programas culinários também são uma tendência regional. No Rio Grande do Sul, o SBT exibe todos os sábados, na hora do almoço, um programa gastronômico que surgiu na TV Com, passou pela concorrente RBS TV (Globo), em 2003/2015, e que hoje é exibido na emissora gaúcha do Grupo Silvio Santos, desde 2015. José Antonio Pinheiro Machado é advogado, jornalista, escritor e cozinheiro. Ficou conhecido no Brasil como o Anonymus por causa de seu Anonymus Gourmet, personagem de programas de rádio, televisão e de mais de 20 livros de receitas e histórias bem-humoradas. Ele comanda com sua equipe de chefs, o Anonymus Gourmet, para todo o Rio Grande do Sul, as 12h15.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015.

colunajuliofantin@gmail.com

  • Lucas

    Inovar é legal, mas já tem reality dmais no mundo da cozinha.

Pin It on Pinterest