Jornalismo do SBT RS lança série especial no “SBT Rio Grande 2ª Edição”
Dois a cada três brasileiros já presenciaram uma mulher sendo agredida física ou verbalmente, segundo o Instituto Data Folha. Mas, o que leva alguém a viver em um relacionamento onde a violência está presente? Na busca por resposta a esse questionamento o SBT RS vai exibir um série especial sobre relacionamentos abusivos.
A narrativa é costurada pela repórter Bruna Ostermann. Em um formato inovador, a própria jornalista será personagem da matéria. Outras três mulheres também vão contar suas histórias. Entre as convidadas, também está a repórter da mesma emissora, Luciane Kohlmann.
“Muitas vezes, temos que mostrar o sofrimento de outras pessoas com a intenção de mobilizar, causar empatia, evitar que histórias tristes se repitam. Então pensamos: nada mais justo do que expor as nossas próprias histórias.”, conta Bruna Ostermann.
A ideia foi inspirada em uma campanha no Twitter: #EuViviUmRelacionamentoAbusivo , onde centenas de mulheres contaram situações pelas quais passaram.
A série mobilizou uma equipe de 16 pessoas, entre jornalistas e técnicos. “O objetivo é mostrar que histórias de relacionamentos abusivos podem acontecer com qualquer um. E o pior é que muitas vezes a violência psicológica não é percebida pela vítima. Esse tipo de abuso emocional é considerado crime pelas delegacias especializadas e em casos extremos pode até levar ao feminicídio ” conclui Bruna.
A série especial será exibida a partir do dia 17 de maio, quarta-feira, às 19h20 no “SBT Rio Grande 2ª edição” comandado por Edieni Ferigollo.
