Coluna: Somos todos Teleton? Uma criança ‘imortal’ que completa 18 anos
Já se passaram 18 primaveras, desde que Hebe Camargo convenceu Silvio Santos de adotar um bebê que ainda estava para ser concebido e que mesmo após seu crescimento continuaria sendo uma criança, um ser predestinado a fazer o bem a milhares de outras crianças com algum tipo de “limitação”. Silvio Santos topou e ofereceu o SBT como o lar daquela criança que se chamaria Teleton. Ton cresceu e Hebe passou a ser sua madrinha e o sertanejo Daniel, seu padrinho. Logo, Ton ganhou uma irmã, surgia a Nina. Em 2012, Hebe passou a ser eternizada e virou Hebinha, em 2013. Eliana passou a ser a madrinha de um filho que foi concebido para ser imortal.
Silvio tinha o sonho de que ao ceder mais de 24h da sua programação e toda sua estrutura para a AACD, outras emissoras de TV também se sensibilizariam e formariam uma rede de amizade e solidariedade. Mas o que acontece no México, com a participação massiva dos canais, infelizmente não é exemplo aqui no Brasil. Muitas empresas participam da campanha, aliás, neste ano serão nove patrocinadores oficiais, um recorde nestes 18 anos. Porém, apenas algumas emissoras de TV aberta liberam alguns dos seus artistas para participar da maratona televisiva, outras nem sempre liberam, tudo vai de acordo com o bom ou o mau humor de cada uma com o SBT. Neste ano, por exemplo, foi confirmado na coletiva do Teleton 2015, na manhã desta segunda-feira (05), no CDT da Anhanguera, que a Rede Record enviou um e-mail informando que não liberará nenhum de seus contratados para o evento que visa arrecadação de recursos para a AACD, uma entidade sem fins lucrativos e que faz milhares de atendimentos gratuitos todos os anos. Em outras ocasiões, quem não liberou seus artistas foi a Globo (desta vez não podem culpar a Globo…).
Ton completa seu décimo oitavo aniversário no Brasil, nos dias 23 e 24 de outubro, mas após tantos anos, sejamos sinceros: somos todos Teleton? Para os mais de 200 artistas já confirmados para a maratona e para cada um que se sensibiliza com as histórias e o apelo da campanha, que faz sua doação ou mesmo que envia e compartilha boas energias, certamente #SomosTodosTeleton e mesmo em meio a uma grave crise, os R$ 26 milhões de meta devem ser alcançados.
Uma das novidades é uma nova parceira de peso, a Rede Nativa de Rádios, do Grupo Bandeirantes. Outra inovação são os bonecos “Tonzinho” e “Nina” que agora são falantes. Num ano de incertezas econômicas, onde a meta parece utopia, bons exemplos e a força de cada um é essencial para a manutenção dos centros da AACD, distribuídos em sete estados brasileiros e que são referência na América Latina, atendendo somente em 2014, cerca de 1,4 milhão de pessoas.
É tempo de “Gratidão”, tema desta edição. Hora de agradecer os 18 anos de doações e renovar as esperanças. Com este intuito, as apresentadoras Eliana e Isabella Fiorentino, os apresentadores Ratinho, Otávio Mesquita e Arlindo Grund, assim como o cantor Daniel, o menino Getúlio, símbolo da campanha deste ano; e os representantes da AACD, conversaram com ‘nós’ jornalistas, para compartilhar solidariedade, unir forças para que o filho que ainda é uma criança, mesmo após completar a maioridade, continue sendo fonte para o bem de tantas pessoas que precisam contar mais uma vez com a esperança.
A abertura do Teleton será realizada no dia 23, com presenças confirmadas de Eliana, Daniel, Ivete Sangalo e da dupla Victor & Léo (que compuseram e cantam a música tema do Teleton 2015). Tiago Abravanel, Eduardo Costa, Aline Barros, Roberta Miranda, Wanessa, Paula Fernandes, Zé Felipe, Regis Danese, Padre Alessandro Campos, MC Gui, MC Guimé, Marcos & Belutti, Leonardo, João Bosco & Vinícius, César Menotti & Fabiano e Ludmilla também já estão confirmados. Silvio Santos deve encerrar a maratona ao vivo, por volta de 0h30 de domingo (25).
As doações podem ser feitas ligando para o 0500 12345 05 e doando R$ 5,00 ou doando qualquer valor pelo site www.teleton.org.br. Neste ano é possível também doar via SMS enviando uma mensagem com a letra T para 28127 e seguir o passo a passo.
Júlio César Fantin
@jcfantin



