Em ritmo de “Os Dez Mandamentos”, relembre novelas que já tiraram o sono da Globo

Em ritmo de “Os Dez Mandamentos”, relembre novelas que já tiraram o sono da Globo
Reprodução
Reprodução
“Carrossel” fez várias vítimas ao longo das exibições de suas duas versões / Foto: Reprodução

Sucesso arrebatador de audiência, a novela “Os Dez Mandamentos” tem tirado o sossego da Rede Globo. A trama bíblica já venceu o “Jornal Nacional” e “A Regra do Jogo”, a novela das 21 horas do canal, sempre considerada como a mais importante da TV. Porém ela não fui a única a incomodar a toda poderosa, outros folhetins venceram ou atrapalharam bastante a sua hegemonia.

Em 1990, a Rede Manchete conseguiu emplacar “Pantanal” como o seu maior sucesso de audiência. A história rural de Juma e companhia bela chegou a liderar a audiência e fechou com apenas um ponto a menos na média geral que a Globo, que na mesma faixa-horária exibiu as novelas “A Rainha da Sucata” e “Araponga”. Ela ainda chegou a bater os 40 pontos às 21h30 da noite em várias regiões do país, principalmente no Rio de Janeiro.

Um ano depois a emissora carioca achou que estava em paz, mas “Carrossel” chegou para acabar com esse pensamento. A trama mexicana também atormentou a pobrezinha. A história das crianças da escola mundial, embora não tenha liderado no Ibope, foi a principal responsável pelo fracasso de ” O Dono do Mundo” de Gilberto Braga, produção das 21 horas da Globo. O “Jornal Nacional” também foi afetado, uma vez que a novelinha da Televisa, exibida no mesmo horário, batia os 20 pontos de média. Na época a revista Veja publicou uma matéria com o seguinte título “Uma novela para crianças do SBT dispara na audiência, invade o público do Jornal Nacional e obriga a Globo a reformar O Dono do Mundo”.

Outras novelas alcançaram relativo sucesso como “Ana Raio e Zé Trovão”, “Simplesmente Maria”, “Rosa Selvagem”, “Marimar”, “Maria do Bairro”, “Xica da Silva” e “A Usurpadora”, todas costumavam ultrapassar os 20 pontos de média. Mas a próxima tormenta do canal dos Marinhos foi “Carinha de Anjo”. Outra trama infantil da Televisa fez um inferno na Globo e prejudicou duas novelas das sete, “As Filhas da Mãe”, por exemplo, foi considerada um grandioso fracasso. A história da sapeca Dulce Maria, alcançava alta audiência e batia todos os recordes de pico em confronto com o Jornal Nacional.

Mais tarde, em 2002, “Marisol”, do SBT, chegou a fazer 25 pontos x 34 de “Esperança” da Globo e nada menos que 27 em seu último capítulo. Com isso, a trama global foi um mega fiasco. A Folha de São Paulo chegou a publicar uma matéria afirmando que o Jornal Nacional conseguia segurar a novela de Bárbara Paz bem mais que a própria produção das 21h, que era só começar para o remake brasileiro disparar ainda mais.

A Record também tirou uma casca da vênus platinada e “Prova de Amor” fez várias vítimas. A história de Tiago Santiago fez de “Bang-Bang” um dos maiores fiascos de todos os tempos e ainda venceu o Jornal Nacional, com 25 pontos de pico. No último capítulo atingiu 29 em seu momento final. Curiosamente, apesar de seu sucesso e fracasso da global, Prova atingia os seus maiores picos contra o jornal, além de sempre perder para a mexicana “Rebelde”, sucesso do SBT. Com isso, a trama mudou para mais tarde, passando a confrontar mais com o telejornal e fugindo das outras novelas. A média explodiu e a direção esticou a produção em quase 60 capítulos. Ainda no canal, “Os Mutantes” estreou com 24 x 34 de A Favorita, mas depois despencou e fracassou.

Mais recentemente, “Carrossel”, dessa vez em versão brasileira, foi outra vez a pedra do sapato de Gilberto Braga. No início de sua reprise, a novelinha chegou a atingir 15 pontos contra 20 de sua “Babilônia”, fiasco de audiência. Vale lembrar que a primeira exibição do remake chegou a ficar somente 8 pontos atrás de “Salve Jorge” de Glória Perez, que também não foi nada bem no quesito ibope.

Compartilhar: