Globo deve sofrer “calote” milionário sem o Carnaval do Rio em 2018

Globo deve sofrer “calote” milionário sem o Carnaval do Rio em 2018
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Marcelo Crivella, a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba)  e Globo podem travar a primeira batalha direta por causa do Carnaval de 2018.

O prefeito do Rio decidiu cortar pela metade os recursos da subvenção para as escolas de samba. Após a decisão da prefeitura, a Liesa divulgou nota em que afirma que o desfile das escolas de samba do grupo especial do próximo ano está cancelado. A decisão foi tomada após uma reunião na sede da entidade com a participação de presidentes das agremiações. A nota ainda informa que a Liesa e os presidentes das escolas de samba aguardam o agendamento de uma audiência já solicitada para tentar resolver toda a situação. São informações da jornalista Keila Jimenez, do “Portal R7”.

A prefeitura, na última segunda (12), informou por meio de uma nota que o repasse que seria para as escolas de samba será destinado agora para a manutenção de creches conveniadas com o município. A prefeitura alega que as agremiações receberam dos cofres públicos cerca de R$ 24 milhões em 2017 e que agora metade desse dinheiro será para melhorar a alimentação e o material escolar dos alunos. A prefeitura garante que as escolas de samba não ficarão sem recursos.

Ainda de acordo com a jornalista, no caso da Globo, a decisão do cancelamento da Liesa deve afetar os cofres da emissora carioca. As escolas de samba do Grupo Especial chegam a ganhar R$ 6,5 milhões cada. A receita é formada por três fatores: a venda dos direitos de transmissão para a TV, os repasses da prefeitura e a venda de ingressos para o desfile.

Nos bastidores do carnaval, a Globo chega adiantar o repasse anual para as escolas conseguirem fechar as contas. Tem escola que deve para a emissora de outros carnavais.

Caso seja confirmado o cancelamento, a Globo perderá milhões, porque, ao que parece, ela já teria destinado parte da verba de 2018/2019 para as escolas.

Compartilhar: