Investimentos publicitários crescem 8% e atingem R$121 bilhões em 2014

Investimentos publicitários crescem 8% e atingem R$121 bilhões em 2014
Garoto propaganda das "Casas Bahia", empresa de varejo que mais investiu em publicidade no ano de 2014.
Garoto propaganda das "Casas Bahia", empresa de varejo que mais investiu em publicidade no ano de 2014.
Garoto propaganda das “Casas Bahia”, empresa de varejo que mais investiu em publicidade no ano de 2014.

Os investimentos publicitários no Brasil cresceram 8% no ano passado em comparação a 2013, passando de R$ 112 bilhões para R$ 121 bilhões. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Ibope Media por meio do estudo Retrospectiva e Perspectivas. O investimento no rádio superou os R$ 5 bilhões de reais.

Mais novidades no Facebook: https://www.facebook.com/BastidoresDaTV

De acordo com a pesquisa, o meio de comunicação que recebe mais investimentos continua sendo a TV aberta. Apesar da concorrência das mídias digitais, o investimento em anúncios de televisão cresceu de 53% para 56%, atingindo o valor de R$ 67 bilhões. O jornal, com mais de R$ 17 bilhões, e a TV por assinatura, com R$ 11 bilhões, aparecem em seguida no ranking. No estudo, os gastos na internet caíram dois pontos no share dos veículos, de 6% para 4%, porém a metodologia do Ibope analisa apenas anúncios em sites e portais, sem os investimentos em ações nas redes sociais. O rádio registrou no período pouco mais de R$ 5 bilhões de reais, mantendo os 4% do bolo.

Em relação aos setores, “Comércio e Varejo” segue na liderança com 18% de participação nos investimentos, acompanhado por “Higiene Pessoal e Beleza”, que tem 10%. O destaque fica por conta do segmento “Alimentação”, que cresceu 37% no período impulsionado principalmente pela categoria “Carnes, Aves e Derivados”, que apresentou crescimento de 133%.

A Via Varejo, empresa administradora das Casas Bahia e do Ponto Frio, assumiu a liderança no ranking de anunciantes do Brasil pelo Ibope em 2014. Com isso, as Casas Bahia, que esteve no topo da lista durante 11 anos até 2013, quando perdeu a colocação para Unilever, volta a figurar na primeira colocação, porém agora junto com o Ponto Frio.

As duas redes, unificadas pela primeira vez no Ibope Media como Via varejo, superaram a Unilever ao subir os investimentos publicitários de R$ 3,8 bilhões, em 2013, para R$ 4,2 bilhões no ano passado (o valor de 2013 uniu as duas empresas para a base de comparação). Já a Unilever Brasil reduziu os gastos em propaganda de R$ 4,5 bilhões para R$ 3,7 bilhões. Quem completa o pódio é a Genomma com R$ 3,4 bilhões investidos.

Mais novidades no Twitter: https://www.twitter.com/BastidoresDaTV

Compartilhar: