SBT ressuscita slogan da ditadura militar em sua programação e Silvio Santos é detonado na web
O SBT passou a exibir nesta terça (06/11) uma série de vinhetas com mensagens nacionalistas e as cores da bandeira durante os intervalos comerciais de sua programação.
Na principal delas, o hino nacional é tocado enquanto é exibido um dos principais slogans da ditadura: “Brasil, ame-o ou deixe-o”.
Assista:
Com a repercussão negativa e uma onda de críticas na internet, essa mensagem específica foi tirada do ar na noite da própria terça. Mas pelo menos outras quatro foram mantidas na programação.
“Brasil, ame-o ou deixo-o” ficou marcada como parte da propaganda estatal do governo do general Emílio Garrastazu Médici, que governou o país de 1969 a 1974, na época do chamado Milagre Econômico e em um dos períodos mais repressivos do regime militar.
De acordo com a assessoria de imprensa do SBT, a escolha do slogan teria sido um equívoco da emissora. Eles não teriam notado que a frase remete a uma das épocas mais duras do regime.
A empresa de Silvio Santos afirma que não há qualquer conotação política nos vídeos. E nega que haja relação com a eleição de Jair Bolsonaro à Presidência.
O capitão reformado foi eleito nove dias atrás, no último dia 28 de outubro, apoiado em uma agenda conservadora. Com elogios aos militares e à ditadura, o presidente eleito afirmou ainda durante a campanha que o objetivo de seu governo é fazer “o Brasil semelhante àquele que tínhamos há 40, 50 anos atrás”.
Segundo o SBT, a intenção da campanha foi exibir uma mensagem positiva, de unificação e de incentivo aos seus espectadores.
Pelo menos mais quatro vinhetas ainda estão em exibição. Em comum, todas seguem o mesmo formato.
Na imagem, surgem a bandeira do Brasil e pontos turísticos famosos do país, entre eles o Cristo Redentor, o Masp, a avenida Paulista, as cataratas do Iguaçu e igrejas tipicamente coloniais.
O que muda de uma para outra é a música e a frase exibida. Na chamada em que é tocado o hino à bandeira, o slogan é “Brasil, terra adorada”. O hino da Independência exibe “Brasil, pátria amada”. As Forças Armadas também foram lembradas. Um dos vídeos une o hino da Marinha com o slogan “Brasil de encantos mil”.
A música “Pra Frente, Brasil”, que ficou famosa na Copa de 1970, durante a ditadura, compõe outra das chamadas, com a frase homônima da canção. As vinhetas são exibidas desde o final da manhã de terça. As mudanças no conteúdo das chamadas e na identidade visual foram produzidas pela própria emissora.
Silvio Santos foi detonado no Twitter após a exibição das vinhetas:
Alô Sílvio Santos! Alô Bolsonaro! Alô extrema-direita brasileira! Não adianta ameaçar. Daqui não sairemos, daqui ninguém nos tira. O Brasil é nossa casa. E lutaremos para que ele seja a casa de todos os brasileiros e brasileiras. https://t.co/osrx1hc2vN
— Juliano Medeiros (@julianopsol) November 6, 2018
edir macedo dono da record fazendo campanha pro-bozo ou sílvio santos dono do sbt recuperando slogan da ditadura militar
os dois a 80 Km/h
quem é o maior canalha cretino saco de bosta fascista lambe-botas de milico
— Thiago Motaᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠ (@tlmota) November 6, 2018
Silvio Santos bajulou ditador
Silvio Santos bajulou o Sarney
Silvio Santos bajulou o Collor
Silvio Santos bajulou o Dória
Silvio Santos bajulou o TemerSe sempre bajulou os maiores canalhas do país, por que seria diferente com Bolsonaro?
— Jovens Reacionários (@jovensreacinhas) November 6, 2018
a canalhice que o sílvio santos vem revelando é impressionante. agora esse bosta me vem com a porra de um slogan do auge da ditadura, ao mesmo tempo ameaçando a esquerda e fomentando a ideia de ditadura. em qlqr país sério, deveria perder a concessão imediatamente. verme. pic.twitter.com/0Z6RphnYQ9
— Thiago Motaᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠ (@tlmota) November 6, 2018
Sílvio Santos lambendo o saco de militares. Tem coisa que nunca muda
— Malvina (@anacronices) November 6, 2018
A sede de Silvio Santos por poder e dinheiro público é tão grande e suja que ele foi capaz de, hoje, acenar para a política nefasta de Jair Bolsonaro ao usar o slogan "Brasil:ame-o ou deixe-o". Não vamos esquecer, muito menos perdoar. Ditadura nunca mais!
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) November 6, 2018
O Ame-o ou deixe-o veio aí com Silvio Santos. É a volta de Médici, o mais sanguinolento dos cinco ditadores de plantão. É o fim do mundo. Ou melhor: o começo. Trevas.
— Palmério Dória (@palmeriodoria) November 6, 2018
https://twitter.com/nicolekkkkkkk/status/1059906448212348928
