Aplicativo para criação de memes vence maratona Hackathon Globo 2017

Aplicativo para criação de memes vence maratona Hackathon Globo 2017
(Foto: Divulgação)

Em sua terceira edição, o Hackathon Globo, uma das grandes maratonas hackers do Brasil chegou ao fim após 33 horas de confinamento. Lembrando que a maratona foi produzida dentro da casa do “BBB”.

Por lá, mais de 300 energéticos, 400 sanduíches e 40 pizzas foram consumidos consumidos durante quase dois dias. Quem ficou em primeiro lugar foi o grupo que desenvolveu o aplicativo Globo Memes, que permite que usuários criem as brincadeiras com conteúdo da Globo sobre uma base de cor sólida, em seu próprio device.

É a terceira edição do Hackathon, e essa disputa busca uma solução inovadora para produção e distribuição de conteúdo. Formada por Bruno Bulso, Bruno Faganello, Fabio Barboza e Jean Marinho, a equipe ganhou uma viagem para o Vale do Silício. “O Hackathon foi incrível, toda a estrutura que a Globo nos deu. Aqui tem tudo à mão, muita tecnologia. O maior desafio foi fazer tudo funcionar a tempo, porque a gente quer colocar muito mais coisa e tem um tempo limitado. Mas os mentores nos ajudaram muito com o conhecimento gigantesco deles”, contou Bruno Bulso sobre a experiência.

O resultado foi anunciado por Fernanda Gentil, mestre de cerimônias do evento. “Eu fiquei muito surpresa com o nível de criatividade, de inteligência, as ideias que tiveram, como saíram dos lugares deles e se colocaram nos nossos lugares, de espectadores, e conseguiram criar para nós, com tudo que eles sabem”, afirmou.

Foram mais de 2,1 mil inscritos. Paulo Henrique Castro, diretor de Tecnologia de Transmissão e P&D da Globo, explicou que essa é uma tendência mundial. “Daqui para frente a gente vai ter muito mais facilidade de tratar os dados e de usar isso para nos ajudar. E essa galera está antenada com isso. Existem várias plataformas que tornam isso acessível”.

Os 52 hackathoners, divididos em 13 grupos, contaram com o suporte de mentores de áreas internas da Globo e ex-hackathoners. Mateus Portela participou do Hackathon em 2015 e, pela segunda vez, é mentor do evento. “A experiência do Hackathon Globo é sensacional por dois motivos. Primeiro, aplicar tecnologia de ponta em problemas que são extremamente novos, num contexto super específico da comunicação. E, além disso, é um local que reúne muita gente boa ao mesmo tempo”, disse Mateus.

Pin It on Pinterest