Twitter anuncia novas formas de acompanhar e participar das conversas em torno da #Copa2018
|
O Twitter anuncia nesta quarta-feira (13) funcionalidades que facilitarão o acesso a tudo o que está acontecendo em torno da #Copa2018, além de ações que vão incentivar o engajamento e a participação dos usuários nas conversas sobre o assunto. A partir de páginas criadas na plataforma especialmente para a ocasião, será possível acompanhar Tweets, vídeos e Moments dedicados ao assunto, incluindo informações sobre o mundial de maneira geral e também a respeito de cada jogo, em uma mescla entre atualização em tempo real e curadoria dos melhores conteúdos. Serão duas páginas especiais. A primeira, reunindo todos os conteúdos sobre a #Copa2018, estará dentro da aba Explorar – o link aparecerá logo depois da sessão “Moments de hoje” e trará Tweets, vídeos e Moments em relação ao assunto. A outra, dedicada ao tempo real de cada jogo, vai aparecer no topo da página inicial do usuário no aplicativo do Twitter assim que uma partida começar. Há, também, a opção de encontrar as páginas a partir da busca tradicional. “Esta é uma nova experiência de consumo de conteúdo que leva mais em conta o assunto e não o formato. Vamos agregar na mesma página vídeos ao vivo, Tweets selecionados manualmente e timelines dedicadas ao assunto em questão – neste caso, a Copa”, afirma Leonardo Stamillo, diretor editorial do Twitter para a América Latina. As páginas estarão disponíveis no Twitter para iOS e Android, bem como no mobile.twitter.com em inglês, espanhol, português, japonês, coreano, francês, italiano, alemão, russo e árabe. Outra novidade é a iniciativa conjunta entre FIFA, Budweiser (@Budweiser) e Twitter para eleger o jogador de destaque em cada partida. Os fãs poderão escolher o melhor atleta em campo e ganhador do troféu Budweiser Man of the Match (jogador da partida Budweiser) ao término de cada jogo. A votação é aberta assim que o primeiro tempo de cada partida acaba. Os torcedores brasileiros podem participar acessando a votação no perfil oficial da Copa do Mundo FIFA no Twitter (@fifaworldcup_pt) e escolhendo o atleta que consideram que merece o troféu naquele jogo. A ação está disponível em cinco idiomas – inglês, espanhol, francês e alemão, além do português – e todas as conversas sobre o assunto estarão reunidas na hashtags #ManoftheMatch. Torcedores ao redor do mundo também poderão Tweetar com hashtags em sete idiomas – inglês, espanhol, francês, alemão, russo, árabe e português – para ativar emojis especiais. Em português, o emoji aparecerá assim que o usuário Tweetar com a hashtag #Copa2018. Além disso, cada time terá um emoji específico para o seu país. Para ativá-lo, basta colocar a hashtag na frente das três letras que representam o nome do país (#BRA para Brasil, por exemplo). A lista completa está neste Tweet da FIFA. Novidades nos EUA A experiência nas páginas especiais relacionadas a #Copa2018 pode ser considerada um aquecimento para o que está por vir em termos de navegação no app do Twitter. Isso porque foram anunciadas hoje novas funcionalidades na plataforma que estão disponíveis apenas nos Estados Unidos por enquanto, mas que têm como objetivo conectar mais facilmente os usuários a assuntos de seu interesse em tempo real. A aba Explorar será organizada por tópicos (como notícias, esportes e entretenimento, por exemplo), e não mais por formato de conteúdo (como vídeos ao vivo, Tweets, artigos populares, Moments). A novidade, que estará disponível nos próximos meses nos EUA para iOS e Android, deve facilitar a visualização do que é mais relevante para cada um, entre tantos eventos que acontecem todos os dias. Ao clicar na categoria de seu interesse, o usuário poderá visualizar uma sequência de Tweets em tempo real, vídeos ao vivo e conteúdo curado relacionado ao segmento. Além disso, serão colocado em destaque, no topo da página inicial, vídeos e Tweets referentes a fatos relevantes para cada usuário. As notificações por push, que podem ser desativadas a qualquer momento nas configurações, também serão orientadas por assuntos e notícias de acordo com o interesse individual. A maneira de visualização dos Moments via celular também vai mudar. Até hoje, era preciso deslizar as páginas horizontalmente para ver a sequência de Tweets curados mas, por meio de testes, notou-se que mais pessoas tendem a consumir Moments se eles forem apresentados na vertical, como acontece com a navegação na página inicial. Por conta disso, o Twitter passará a adotar a aparência vertical para as listas de Tweets. Por enquanto, a novidade será aplicada somente nos EUA e não valerá para Moments Patrocinados. |
|
Sobre o Twitter
|
