Canais de notícias registram audiência pífia na TV Paga
Os principais canais de notícias na TV por assinatura do Brasil tiveram um novembro desastroso na audiência. Segundo levantamento da Kantar IBOPE Media, a soma das cinco emissoras resultou em 0,18 ponto no Painel Nacional de Televisão (PNT).
O resultado mostra a crise de audiência dos canais de notícias. No mercado, qualquer número abaixo de 0,4 ponto é considerado traço de audiência – quando o próprio software de medição tem dificuldades de aferir o resultado devido à baixa presença de público.
A Globo News registrou 0,11 ponto em novembro. Na sequência, aparecem empatadas Jovem Pan News (0,03) e a CNN Brasil (0,03). Em último lugar, aparece a Band News (0,01). A Times Brasil CNBC, que iniciou suas operações no Brasil em 17 de novembro, não teve resultados registrados.
Na média anual de 2024, entre janeiro e dezembro, a Globo News teve 0,33 ponto, durante as 24 horas do dia.
Record News e a Jovem Pan News registraram média de 0,08. A CNN Brasil cravou 0,07; e a Band News marcou 0,06 ponto. A soma total das emissoras dá 0,62 ponto de média no período.
De acordo com o Ibope, 1 ponto de audiência equivale a 465.608 telespectadores no PNT (Painel Nacional de Televisão).
As médias acima são referentes as praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Goiânia, Manaus, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Vitória e Campinas.
TV Paga em crise
O mercado das televisões por assinatura, onde operam os canais de notícias, está em queda nos últimos 10 anos no Brasil. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostram que o número de assinantes caiu pela metade – de 2014 para 2024, a redução foi de 58%.
Em dezembro de 2014, a TV Paga tinha 19,6 milhões de assinantes no Brasil.
Já em dezembro de 2024, a TV Paga fechou o mês com 8,2 milhões de assinantes no Brasil.
Os números não incluem serviços clandestinos, os famosos “GatoNet”.
