Jornalista do SBT descumpre regras do Ibope e divulga Real Time nas redes sociais
Erlan Martins dos Santos, mais conhecido como Erlan Bastos, apresentador do programa “Tá na Hora – Tocantins”, transmitido pela TV Norte, afiliada do SBT, vem descumprindo as regras de confidencialidade do instituto Kantar Ibope Media.
Nos últimos dias, após ter sido contratado pela afiliada do SBT, o jornalista começou a divulgar massivamente dados de audiência em tempo real (Real Time) e virou uma advogado feroz da emissora fundada por Silvio Santos (1930 – 2024) nas redes sociais.
Nos textos e prints divulgados por Erlan Bastos na rede social Twitter/X, o jornalista diz:
“Incrível que hoje o SBT com Primeiro Impacto ficou vários minutos na frente da Record, mas pouco postaram a audiência, só quando SBT vai mal que colocam minuto a minuto, incrível ne?”, diz Erlan, seguido por um print do sistema de Real Time do Ibope, onde mostram os números da Record e do SBT.
Veja o post original no link: https://x.com/erlan_bastos/status/1882466642128703611
Em outro post, o jornalista divulga os dados detalhados de audiência do programa “Tá na Hora”, apresentado por Datena no SBT.
Veja o post original no link: https://x.com/erlan_bastos/status/1882538535779233939
Em outro post, Erlan divulga dados detalhados de audiência do programa “Primeiro Impacto”, apresentado por Daniele Brandi no SBT.
Veja o post original no link: https://x.com/erlan_bastos/status/1882796527527326042
A reportagem do site Bastidores da TV apurou que até o momento foram feitas 20 divulgações de números de audiência pelo jornalista Erlan Bastos nas redes sociais.
De acordo com a regras de confidencialidade do Ibope, os funcionários das emissoras não podem divulgar esses números de Real Time publicamente. Uma multa por descumprimento do contrato pode ser aplicada pelo instituto de audiência.
Procurado pela reportagem do site Bastidores da TV, a assessoria de imprensa da Kantar Ibope Media se pronunciou sobre o ocorrido:
”A Kantar IBOPE Media esclarece que não permite a transferência a terceiros de seus dados sem a devida previsão contratual para tanto, e que qualquer divulgação deve se dar conforme regras de divulgação ali previstas, as quais são devidamente alinhadas com o mercado.”.
Procurada pela reportagem do site Bastidores da TV, a assessoria de imprensa do SBT se pronunciou sobre o ocorrido:
“O SBT vai apurar”.



