Deborah Secco explica o motivo das “manchas vermelhas” em seu braço

Deborah Secco explica o motivo das “manchas vermelhas” em seu braço

A atriz Deborah Secco foi escolhida para ser a embaixadora da campanha de Conscientização da Urticária Crônica Espontânea (UCE) para levar ao maior número de brasileiros atenção a uma doença que aflige mais de 1 milhão de pessoas no País e que tem o dia 1 de outubro – Dia Mundial da Urticária – como marco mundial para a sua conscientização.

A ação foi realizada no dia 28/9, com uma postagem da atriz em suas mídias sociais em que aparecia com manchas avermelhadas na pele, simulando o surgimento espontâneo das manchas e da coceira, sintomas comuns dessa doença.

Imagine se uma atriz de um dia para o outro acorda assim e precisa cancelar todos os seus compromissos profissionais por conta da coceira? E imagine que essa coceira volte a acontecer nos dias seguintes e permaneça assim por anos?

Assim é o dia a dia de quem vive com Urticária Crônica Espontânea, um tipo de urticária que surge sem um gatilho externo (por ser uma doença autoimune, ou seja, causada pelo próprio corpo)) e que pode levar a uma qualidade de vida pior que a de pacientes com hanseníase (conhecida popularmente como “lepra”) e psoríase1.

Ela é caracterizada com lesões avermelhadas que formam placas elevadas na pele (urticas) e coçam a ponto de a pessoa não conseguir manter suas atividades diárias, como trabalhar, estudar ou até mesmo dormir. A UCE muitas vezes também se manifesta com inchaço dolorido em partes do corpo (angioedemas), que podem ou não ser acompanhados da coceira2.

A ação com a Deborah Secco, desvendada aos internautas, alerta para o Dia Mundial da Urticária (1/10). Nessa mesma data será realizada uma ação de rua em 10 cidades, com placas da campanha e oferecendo mais informações para a população. As praças escolhidas foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Ribeirão Preto.

https://www.instagram.com/p/BoRUmFijcZf/

Referências

1 Silvares MR, Fortes MR, Miot HA. Quality of life in chronic urticaria: a survey at a public university outpatient clinic, Botucatu (Brazil). Rev Assoc Med Bras (1992). 2011 Sep-Oct;57(5):577-82

2 – Maurer M, Weller K, Bindslev-Jensen C et al. Unmet clinical needs in chronic spontaneous

urticaria. A GA²LEN task force report. Allergy. 2011 Mar;66(3):317-30

Compartilhar: