Principais Dicas para Editar Fotografia Musical

Com o mundo caminhando para o que parece ser o fim da pandemia, as medidas de segurança e distanciamento social estão se tornando cada vez menos necessárias.
Desse modo, atividades de entretenimento presenciais já estão voltando a acontecer, como shows, concertos e outras apresentações musicais – chega de assistir live!
Filmar e fotografar durante algum show já era comum há um bom tempo, mas agora as pessoas estão ainda mais animadas para coletar os bons momentos: afinal, é o fim de um longo tempo de quarentena!
É por isso que, no artigo de hoje, vamos ensinar como editar fotos de um show de música, para postar em todas as suas redes sociais. Vamos lá?
1 – Claridade
Quando tiramos uma foto dentro de um show, o problema mais comum é relacionado à luz da imagem. É comum estes eventos acontecerem à noite, em um local fechado e com a maior parte das luzes apagadas, para deixar apenas o palco destacado.
O problema disso é que, nas fotografias, as imagens acabam saindo muito escuras, tornando difícil de entender o que está acontecendo no momento do clique.
Por isso, na hora de editar, foque em aumentar a exposição da imagem; mexa também nas curvas, para clarear e realçar as luzes e sombras da imagem; e por fim, apenas ajuste o brilho e o contraste a fim de deixar a imagem natural.
2 – Cenário
Muitas vezes, o cenário da imagem pode ser um pouco confuso, e dificultar a visualização da banda ou artista que está se apresentando.
Fotografar no meio de uma multidão faz com que as fotos possam sair com mais pessoas aparecendo, mãos na frente da câmera e outros obstáculos do tipo.
Além disso, no meio do show, as próprias luzes e efeitos do palco ou até mesmo os membros da banda podem acabar estragando a foto que você planejava tirar de outra pessoa.
Desse modo, a solução mais rápida e simples é remover o fundo da imagem. Assim, você pode fazer uma colagem de fotos, uma montagem com outro fundo e soltar a criatividade com diversas outras possibilidades!
O site https://br.depositphotos.com/bgremover.html oferece uma ferramenta de remoção de fundo automática, onde você só precisa carregar a imagem desejada e aguardar enquanto a Inteligência Artificial faz o resto!

Ele remove perfeitamente o fundo da foto, deixando apenas o elemento principal e sem danificar a qualidade, tudo isso em apenas alguns minutos.
3 – Cores
Outro detalhe importante na edição são as cores da foto. Devemos prestar atenção ao ambiente original e à situação em que a foto foi tirada, para definir de qual modo podemos editá-la.
Se na hora da foto o cantor ou a banda estava tocando uma música triste, sentimental ou emocionante, pode ser interessante deixar a foto em preto e branco ou em uma cor só, para trazer um ar dramático à imagem.
Se é uma música animada, devemos realçar as cores e torná-las vibrantes e alegres. Se você fotografou enquanto algum efeito de palco estava ativado, melhor ainda! Explosões de fumaça, shows de laser e explosões trazem um ar divertido e único para a sua foto, então lembre-se de realçar bem na edição.

4 – Ruído
Voltando ao que estávamos falando no início do texto, é hora de abordar outro problema comum nas fotografias de shows e apresentações: o ruído.
Ele acontece, primeiramente, pela fotografia ter sido tirada em um local onde não há iluminação abundante. A movimentação do artista, da plateia e das luzes de palco também afetam e muito esse aspecto.
Ele acaba sendo evidenciado no meio da edição, quando vamos clarear a imagem. Para resolver essa questão, podemos clicar na opção “reduzir ruído” disponível na maioria dos editores de imagem.
Caso você esteja usando um editor que não possua essa configuração automática, pode diminuí-lo manualmente alternando entre edições de luz e contraste, e também aumentando o desfoque da imagem.
Uma outra opção é usar e abusar do ruído, aumentando-o nas configurações. Isso traz um ar mais rústico e até mesmo vintage, e é um detalhe charmoso muito utilizado por fotógrafos profissionais em seus trabalhos.
5 – Colagem de fotos
A última dica tem tudo a ver com quem é criativo e deseja criar fotos exclusivas. As colagens são ótimas opções de apresentar diversas fotos de uma só vez, ou então de trazer um aspecto mais descolado às suas imagens!
Você pode selecionar duas ou mais imagens do mesmo momento do show, como, por exemplo, as fotos que você tirou durante sua música favorita, e uní-las em uma colagem.
Ou talvez você prefira selecionar imagens de diferentes momentos do show e criar uma linha do tempo: escolha fotos da sua entrada no local do evento, do início, meio e final do show – você pode até incluir imagens da plateia para ilustrar melhor os sentimentos.
Estas são as 5 principais dicas e detalhes para se conseguir uma boa fotografia de música. São aspectos simples, então não é necessário que você seja um profissional da fotografia para conseguir bons resultados.
Cada uma dessas dicas oferece ainda mais possibilidades na hora da edição, então não fique acanhado! Explore sem medo todos estes campos, e suas fotografias começarão a subir de nível no conceito da música!