Coluna: Chamou Atenção – A covardia de Silvio Santos e sua chance de se redimir
Chamou Atenção 1 – A covardia de Silvio Santos

É muito difícil criticar uma pessoa tão querida como Silvio Santos, que, além de ser o grande fenômeno da TV brasileira, é indiscutivelmente uma lição de vida para todos nós; porém, às vezes se faz necessário jogar a toalha em cima da paixão para, com a razão, analisar determinados fatos.
Mesmo que se procurem falhas em Silvio Santos, serão achadas com dificuldade, visto que o senhor Abravanel possui qualidades de sobra, que discretamente cobrem seus erros e imperfeições.
Nas últimas semanas, o que chamou atenção na emissora de Silvio foi a mordaça posta na jornalista Rachel Sheherazade, após a mesma ter emitido opiniões polêmicas no “SBT Brasil”, que ocasionaram pressões políticas por parte de alguns partidos contra o SBT.
Alguns deputados do PSOL e PCdoB, revoltados com a liberdade de expressão dada a Rachel pelo departamento de jornalismo do SBT, ingressaram no Ministério Público contra a jornalista e contra a emissora, solicitando inclusive que o governo federal suspenda as verbas publicitárias gastas com o SBT, que somadas chegam a 150 milhões de reais ao ano.
Durante todo o período de ameaças políticas e chantagens contra a emissora, lia-se na imprensa que Silvio Santos estava disposto a manter a jornalista na bancada de seu tele jornal, sem medo de sofrer represálias.
Infelizmente, o que a imprensa divulgou referente ao firme posicionamento de Silvio Santos, cumpriu-se pela metade. De repente, Sheherazade foi afastada do “SBT Brasil” por alguns dias e, quando retornou, a direção da emissora proibiu as opiniões da jornalista durante o telejornal.
De acordo com informações da Revista Veja São Paulo, dias próximos ao término de suas férias forçadas, Rachel Sheherazade se reuniu com a alta cúpula da emissora, composta por Guilherme Stoliar, presidente do SBT, José Roberto Maciel, vice-presidente do canal, Marcelo Parada, diretor de jornalismo, e Leon Abravanel, diretor de produção e irmão de Silvio Santos. Foi nessa reunião que Rachel foi comunicada sobre o cancelamento de suas opiniões.
A mordaça sugerida pelos partidos políticos e aprovada pelo SBT é um retrocesso em todos os aspectos, principalmente no que se refere ao jornalismo da emissora, que com Rachel passou a ganhar fama de independente.
Infelizmente, independência não é qualidade de nenhuma emissora no Brasil, pois o caso Rachel Sheherazade comprova o poder e a perigosa influência da política nos meios de comunicação.
Voltando a falar sobre o querido Silvio Santos, fico me indagando: “Será que a ordem para calar Sheherazade partiu dele?”.
Gostaria de pensar o contrário, mas provavelmente partiu sim do patrão a ordem para calar a boca de Rachel, em retribuição aos favores que Silvio deve ao Governo, que o socorreu no golpe que sofreu em seu falido banco Panamericano.
Já chamei Silvio Santos de ícone, de mestre, de mito, de rei da televisão; mas jamais pensei que um dia teria motivos para chamá-lo de covarde.
Chamou Atenção 2 – A grande chance de Silvio Santos se redimir com Rachel e seus telespectadores

Na mesma reunião em que Rachel Sheherazade foi comunicada sobre a proibição de suas opiniões, a jornalista também foi informada sobre um novo projeto que a direção do SBT estuda para ela. Trata-se de um programa semanal a ser comandado exclusivamente por Rachel, que vai misturar informação, opinião e prestação de serviço. Se o projeto sair do papel e o programa vingar, talvez a emissora consiga de fato ter seu jornalismo reconhecido e respeitado por todos nós. O receio de todos que torcem pela jornalista e pelo próprio SBT é de que a proposta tenha sido feita apenas para adoçar e amenizar o “cala a boca Rachel”.
Espera-se de Silvio Santos, que é indiscutivelmente quem manda no SBT, que seja devolvida, de uma forma ou de outra, a liberdade de expressão e de opinião a Rachel Sheherazade, que em pouco tempo muito contribuiu para com o jornalismo da emissora.
Por hoje é só. Até a próxima sexta!
Twitter: heitorsilveira_
E-mail: henriquedatv@gmail.com

