Coluna: Chamou Atenção – O declínio da Rede Record e o crescimento do SBT

Chamou Atenção 1 – A dificuldade da Record para emplacar suas estreias
A emissora de propriedade de Edir Macedo está vivendo um momento delicado de sua história, pois a ascensão dos anos anteriores e a ampliação dos índices de audiência, que inspiraram a direção da Record a criar o slogan “A caminho da liderança”, não estão sendo comemorados com tanta frequência, visto a dificuldade da emissora para emplacar novos sucessos.
Poderíamos afirmar que a Record perdeu de vez o caminho da audiência e do sucesso, se não fosse o programa “Domingo Show”, de Geraldo Luís, que a emissora estreou recentemente. A atração chegou incomodando a Rede Globo, tomando dela a liderança na audiência; porém, as últimas edições do programa já estão apresentando queda nos números.
Com exceção do programa de Geraldo Luís, a Record há muito tempo não consegue emplacar nenhum sucesso; exemplo disso é a novela “Pecado Mortal”, que foi amplamente divulgada, mas que estreou incomodando apenas a própria emissora, com os índices pífios registrados até a data de hoje.
Outro fracasso é o “Aprendiz Celebridades”. O reality show, comandado por Roberto Justos e que conta com a participação de famosos, já virou motivo de chacota; até o concorrente Ratinho, do SBT, na última quinta feira, no início de seu programa, agradeceu ao telespectador pela audiência de sua atração e tirou sarro Record, sugerindo a emissora que continue tentando com suas estreias, que um dia vai dar certo.
O reality de Roberto Justos até pode decolar na audiência, mas dificilmente conseguirá alçar voos semelhantes aos do início de sua carreira na Record, quando comandava “O Aprendiz” com pessoas desconhecidas e, ainda sim, dava trabalho para a concorrência, com excelentes números de audiência.
Aos fãs da Record, cabe neste momento torcer muito pelas estreias que vem pela frente, como o “Programa da Sabrina” e a “Hora do Faro”, que são vistos como grandes potenciais para beliscar a liderança da Globo.
Independente dos resultados dos novos programas, é de conhecimento público que, de um modo geral, a atual grade de programação da Record não tem força suficiente para reviver o sucesso de outrora e muito menos para impedir que o SBT retome a vice -liderança na audiência.
Chamou Atenção 2 – A boa fase do SBT
Sem muitos investimentos e com diversas reprises, a emissora de Silvio Santos tem acompanhado o crescimento de seus índices de audiência. A reexibição da série “Ô…Coitado” tem conquistado bons índices para a emissora, ainda insuficientes para segurar a vice-liderança, mas suficientes para alavancar os números do fim de tarde, beneficiando diretamente as atrações que a sucedem, como “Chaves” e o “SBT Brasil”.
Outro programa que tem proporcionado alegrias a direção do SBT é o “Programa do Ratinho”, que com muito bom humor e irreverência tem cravado índices de 7, 8 e 9 pontos de audiência, batendo a concorrência da Record no horário. Ponto positivo também para o “Conexão Repórter” de Roberto Cabrine, que com frequência tem conquistado a vice-liderança no horário nobre da TV.
O próprio “Casos de Família”, que mudou diversas vezes de horário e quase chegou a ser cancelado da grade de programação da emissora, agora exibido a partir das 14h15, passou a apresentar significativa melhora em seus números, registrando até 5 pontos de média durante sua exibição.
Há de se admitir que o SBT ainda está longe de tomar o posto de vice-líder de audiência da Rede Record, porém as duas emissoras caminham de lados opostos; o SBT caminha para frente, com o crescimento discreto de seus índices, já a Record caminha passos amargos para trás, com o fracasso de suas novelas e com estreias um pouco perigosas.
Twiter: heitorsilveira_
E-mail: henriquedatv@gmail.com