Coluna: Gaby Amarantos, Katy Perry, Lady Gaga e Dulce Maria estão entre as analisadas desta semana
Mais uma edição do “MUSIC S.A” chegando. E, mais uma vez, obrigado pela repercussão positiva da nossa coluna!
Vamos conferir o ranking de notas da nossa coluna? Segue ai:
1 – Shakira com o álbum ‘Shakira’ (2014) – 10,0
2 – Anahi com ‘Absurda’ – 9,5
3 – Wisin feat. Jennifer Lopez e Ricky Martin com ‘Adrenalina’ – 9,0
4 – Thalia feat. Daniel com “Estou Apaixonado” – 9,0
5 – Miley Cyrus com “Wrecking Ball” – 8,5
6 – David Bisbal feat Sandy com ‘Hombre de Tu Vida’ – 8,0
7 – Paula Fernandes com ‘Não fui eu’ – 8,0
8 – Sam Alves com “Counting Stars” – 8,0
9 – Karla Diaz com “Tell Me” – 8,0
10 – Luan Santana com ‘Ce Topa’ – 7,0
11 – Britney Spears com “Perfume” – 7,0
12 – Mariah Carey com ‘You´re Mine (Eternal)’ – 6,0
GABY AMARANTOS OSTENTA CRIATIVIDADE E QUALIDADE
Nota 8,5 – ‘Gaby Ostentação’ é a tradução perfeita do pensamentos de milhares de pessoas sobre a verdadeira ostentação da vida. Bem, não vou entrar neste mérito, mas realmente é disso que a polêmica letra desse novo single de Gaby Amarantos traz e faz muita gente refletir.
Com um marketing inovador de lançamento e um time de estrelas para o webclip da canção, Gaby já alcançou 100 mil views no Youtube e está ganhando as rádios com seu novo som.
É indiscutível o quão esse single foi bem criado. Tanto em sua letra, que é demais, quanto em sua melodia, idealizada exatamente para encaixar as frases de efeito de ‘Gaby Ostentação’.
Sinceramente, não esperava que depois de ‘Ela ta beba, doida’ viesse algum single tão poderoso e bom de Gaby. Sucesso e vamos no ‘Isso que é ser Rica, Ricaaa’.
‘ROAR’ TRAZ KATY PERRY DE VOLTA À AÇÃO E EM BOM TOM
Com estratégias de marketing prontas para seu lançamento, Katy teve que mudar tudo de última hora para o tão aguardado lançamento de seu single,’Roar’.
A musa pop teve que refazer as estratégias de lançamento de ‘Roar’, que vazou na internet pela manhã do dia 10 de agosto e estava previsto para estrear no programa “On Air With Ryan Seacrest”, da estação de rádio KIIS FM, na segunda-feira (12).
De acordo com o site da Billboard norte-americana, a equipe da gravadora Capitol Records disparou o single para as principais estações de rádios dos E.U.A no começo da tarde, com uma chamada da artista apresentando a faixa, uma estratégia de marketing. Muitas emissoras estão executando o ‘Roar’ de hora em hora, como parte de um acordo com selo. O lançamento no iTunes também foi antecipado para não prejudicar a morena nos charts de venda.
Problemas a parte, a faixa, após ser lançada no iTunes pelo fim da madrugada do dia 12, chegou ao topo do iTunes Brasil pouco depois das 8h30 da manhã.
Em pouco tempo, a música já era um ‘estouro pop’ pelo mundo, ficando em ótimas colocações nas paradas musicais:
#1 Brazil
#1 Chile
#1 Cyprus
#1 Indonesia
#1 Jordan
#1 Malaysia
#1 Mexico
#1 New Zealand.
#1 Philippines
#1 Singapore
#1 Taiwan
#1 Turkey
#2 United States
Nota 9 – “Roar” foi produzida por Dr. Luke e conseguiu que Katy se mantenha forte nas rádios e paradas de sucessos. A canção segue a linha de versos bobos, melodia contagiante e um refrão avassalador. A perfeita melodia se encaixa muito bem com o timbre vocal diferenciado de Katy Perry. Uma música despretensiosa e diferente do que está rolando no cenário pop. Um grande acerto de Katy e sua produção. Concordo com o crítico Alex Alves, do site ‘popline’, em que ‘é quase impossível que “Roar”, com todos esses elementos, associados ao hype absurdo que o nome Katy Perry hoje carrega, deixe de se tornar um grande sucesso comercial – ainda que não tão marcante.’
A musa, hoje, aprendeu entre erros e acertos qual caminho seguir referente a escolha dos seus singles, independente das suas atuações ao vivo nos palcos…
DULCE MARIA ERRA COM ‘LAGRIMAS’ MAS DEVE COMPENSAR EM NOVO DISCO
Antes que muita gente já critique pelo duro título, esta não é uma crítica negativa para a ex-RBD. É uma construtiva e imparcial…
Dulce, após um longo período em estúdio preparando seu novo álbum, lançou um single promocional chamado ‘Es Un Drama’, uma mescla de poprock intenso, que mostrou uma nova faceta muito agradável da ruiva.
Mas não era um single próprio da ex-RBD, a música era abertura de uma novela da MTV latina e serviu como ‘promocional’ para alavancar a produção televisiva. Depois de alguns meses, finalmente a musa rebelde lançou o tão aguardado single de seu próspero álbum intitulado como ‘Sin Fronteras’.
‘Lágrimas’ é o primeiro single de Dulce lançado nesse álbum. A música foi produzida pelo brasileiro Dudu Borges, que dirigiu algumas músicas de Michel Teló. A produção é extremamente diferente de tudo o que a ruiva já fez em sua carreira solo. Dulce trabalhava sempre em sua zona de conforto, no popmusic, sempre puxando para o pop mais americanizado, mas nunca fugindo do mesmo som que o RBD fazia, o que lhe rendeu algumas críticas negativas.
A música é totalmente carregada de doses de ritmos dançantes brasileiros e latinos, com uma cara de música regional mexicana. A participação do cantor mexicano Julión Alvarez influenciou ainda mais a mescla de ritmos e potencializou os sons do gênero mexicano.
A ousadia da cantora não teve um recebimento muito agradável. Foi alvo de algumas críticas e resistência por uma grande parte do público de Dulce. E a grande parte no Brasil…
Nota 7 – Não foi uma boa escolha por parte da Dulce investir nesse lado mais mexicano para o primeiro single desse novo trabalho. O marketing da cantora foi sempre com foco na carreira internacional e ‘Lagrimas’ pode até a elevar no âmbito da música latina no México e em alguns países hispânicos, mas, em lugares onde Dulce tem grandes legiões de admiradores e que não há grande ligação com esse estilo de música, não contribui com a imagem da carreira dela, como no Brasil e países europeus, que não chegaram a tocar a canção nas rádios. Foi um risco em sua carreira internacional, entretanto uma boa produção.
“APPLAUSE” É ENTEDIANTE E NÃO TRAZ A FORÇA DE SINGLES DO ‘THE FAME’
Lady Gaga surpreendeu a todos e lançou antecipadamente o single “Applause”, primeira música de trabalho do disco “ARTPOP”, que só seria divulgado no dia 19 de agosto.
Coincidentemente, a liberação antecipada de ‘Applause’ foi juntamente com o single novo de Katy Perry, “Roar”, que já estava no topo do iTunes de 20 países.
“Devido à abundância de vazamentos em baixa e alta qualidade pelos hackers… emitimos um chamado de emergência na música pop. [Little] monsters, espalhem”, disse Lady Gaga, que começou logo pela manhã com uma série de estratégias de marketing em seu próprio Twitter só para garantir a atenção dos 39 milhões de seguidores.
Ao meu ver, esse seria o momento de Gaga lançar um trabalho mais agradável, como o álbum ‘The Fame’, que foi um mais despretensioso, sem agregação a uma mensagem ou estilo. Foi um disco de batidas melódicas marcantes, que ganharam o topo do cenário pop global. “Born This Way”, apesar de muito bem produzido e premiado, foi repleto de elementos obscuros, sombrios e de difícil percepção pela grande massa, que é o seu principal público.
Nota 6,5 – “Applause” é um single que não tem e nem chegou com a pretensão de alçar altos voos e grande propagação. Com uma letra que pouco quer dizer, batidas não muito incentivantes e uma clara evidência em produzir algo meio ‘Madonna’, a melodia não é empolgante, não tem a ‘pegada chiclete’ e é apenas uma Gaga mais leve do que o álbum antecessor.
Claro que a produção é obviamente muito bem feita e o ponto alto é sua boa interpretação vocal, na medida que a música pede. ‘Applause’ não tem a força de “Poker Face” ou de “Bad Romance”, ou qualquer outra canção do ‘The Fame’. Faz apenas o papel de deixar Gaga no patamar das grandes musas do pop atual.
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