Coluna: Games shows em extinção
Na primeira edição da coluna Extras da TV, decidi falar sobre games shows, formatos de programas que davam à TV aberta brasileira um ar de suspense e de grande expectativa para os telespectadores. De casa, era possível vibrar com cada acerto do participante e até mesmo ficar frustrado com a derrota, mas o que na verdade importava era a chance de ter um bom game para se entreter com a família e, de certa forma, ampliar o conhecimento, por meio de perguntas ou provasfísicas, que tinham como objetivo ganhar pontos ou prêmios. Com o passar do tempo, a TV aberta foi extinguindo os formatos, o espaço, que antes era garantido, já não se tem mais, os games shows foram sendo colocados em escanteio. Quem um dia trouxe faturamento, ótimo ibope e repercussão, hoje só se encontra em duas emissoras: SBT, com o “Roda a Roda Jequite”, e na RedeTV, com “Mega Senha”.
Entre os games de grande sucesso já exibido estão:
“Show do Milhão”
O “Show do Milhão” foi um game de grande sucesso, apresentado por Silvio Santos, que marcou época. Exibido no ano de 1999 até 2003, com um formato de perguntas e respostas, tinha como prêmio 1 milhão de reais, marcando altos índices de audiência. Incomodou até Rede Globo. Após passar um bom tempo fora do ar, o game voltou à grade de programação do SBT no dia 8 de junho de 2009.
“Curtindo uma Viagem”
O “Curtindo uma Viagem” foi apresentado por Celso Portiolli, indo ao ar em 1 de julho de 2001 até 29 de setembro de 2002, sendo líder de audiência por um longo período. A partir do dia 6 de outubro de 2002 foram apresentadas apenas reprises. Logo depois, o game show voltou com outro nome (“Curtindo com Reais”) e com a premiação em dinheiro substituindo a viagem.
“O Jogador”
“O Jogador” foi um game show da Rede Record apresentando por Britto Jr. e Ana Hickimann. O formato não fugia das tradicionais perguntas e respostas. Com o prêmio de 50 mil reais, estreou no dia 23 de outubro de 2007. Tendo bom desempenho na primeira temporada, logo veio a segunda, a qual rendeu a liderança no primeiro dia da sua volta, com média de 16 pontos no ibope.
“Topa ou Não Topa”
Apresentado em 2006 por Silvio Santos e mais tarde em 2010, a função foi passada para Roberto Justus. Formato da “Endemol”, exibido em mais de 40 países, sendo líder em audiência por onde passou. O jogador podia sair com o prêmio máximo de um milhão de reais. Escondidas em 26 malas, guardadas por modelos, estavam diversas quantias em dinheiro, que variavam entre 50 centavos e R$ 1 milhão.
Espero que tenha gostado da primeira edição da coluna Extras da TV.
Buscarei assuntos diferentes e interessantes.
Facebook: Wellington Humberto
Twitter: @whmdf
E-mail:wellingtonhumberto1@hotmail.com
Instagram: wellington.h



