Coluna: Globo sofre para vencer Silvio Santos nas noites de domingo

Nas semanas passadas destacamos a dificuldade da Rede Record e do SBT em acertar programas em determinados horários da programação. A Rede Globo também possui um horário difícil em sua programação, trata-se das 23 horas do domingo, especificamente o horário após o “Fantástico”. Muitas atrações colocadas no ar não vingaram e retiradas repentinamente, assim Silvio Santos se mostra imbatível no fim das noites de domingo derrubando várias produções Globais.
Em Junho de 2009, a Globo colocou no ar o reality show “Jogo Duro” com a apresentação de Paulo Vilhena e direção geral de Boninho. A atração apresentava semanalmente desafios grotescos e bizarros com um grupo de participantes, o vencedor sairia do programa com o prêmio de 30 mil reais. O reality recebeu fortes criticas de jornalistas especializados em televisão e do público pelo fato de expor os participantes a situações bastante desagradáveis. A atração amargou baixos índices da audiência, chegando a perder durante praticamente todas as semanas para o reality rural “A Fazenda” da Record. O programa ganhou apenas uma edição e se foi para nunca mais voltar…
A primeira vitima de Silvio Santos foi Denise Fraga e a série “Norma”. A atração estreou em outubro de 2009 após o “Fantástico” e retratava o cotidiano de uma mulher moderna de 40 anos. O público através da internet podia influenciar nas decisões da personagem e alterar os rumos dos episódios, porém essa tática não foi o suficiente para atrair o publico. A Globo simplesmente limou a série da programação no terceiro episódio, na ocasião o programa chegou a ficar em quarto lugar, atrás do Programa Silvio Santos (SBT), Programa do Gugu (Record) e Pânico na TV (Rede TV!). Um verdadeiro fiasco! Curiosamente após essa atração Denise Fraga nunca mais voltou a protagonizar uma atração na Rede Globo.
Em 2011 a Globo apostou no reality show “Hipertensão” para elevar os índices da noite de domingo. O formato do programa apresentava provas radicais e de comidas utilizando animais e insetos com dezesseis participantes no elenco para competir pelo prêmio principal. A atração tinha como apresentadora a jornalista Glenda Kozlowski. Mesmo com uma grande produção, o reality não conseguiu vencer do Homem do Baú.
Nem a grande sensação “UFC” foi capaz de dar um respiro a Rede Globo. Apostando na elevação dos índices a emissora global apresentou o “The Ultimate Fighter” (TUF) em 2012. O reality show sucesso nos EUA premia sempre o campeão de cada edição um contrato com a organização e a chance de integrar o principal time de lutadores do planeta. O programa sofria para alcançar a liderança no horário, após essa primeira temporada a emissora começou a empurrar o reality para as madrugadas impedindo o confronto com o “Programa Silvio Santos”.
No ano de 1996, o humorístico “Sai de Baixo” foi uma verdadeira pedra no sapato de Silvio Santos. Na época o programa tirou do apresentador a liderança absoluta na audiência do programa “Topa Tudo por Dinheiro”. Em 2013 a emissora carioca possuía engavetados episódios inéditos da atração, gravados especialmente para comemorar os três anos do canal a cabo Viva. Jogados no ar para frear o sucesso do “Programa Silvio Santos” em sua última hora, o humorístico não apresentou a mesma força obtida nos anos 90 e acabou sendo derrotado pelo SBT. Silvio Santos na ocasião se sentiu vingado!
Outro humorístico que fiascou nas noites de domingo foi o “Junto e Misturado” de Bruno Mazzeo. A atração estreou em 2010 às sextas-feiras e devido aos baixos índices acabou saindo do ar sem a exibição de todos os episódios, fato que deixou o filho de Chico Anysio bastante chateado com a Globo. Em 2013 a emissora resolveu dar uma segunda chance ao humorístico nas noites de domingo, porém sem sucesso. Silvio Santos mais uma vez levou a melhor.
Mais uma vez tentando acertar na programação a Globo resolveu produzir um reality musical em 2014, o SuperStar. Com apresentação de Fernando Lima e André Marques o programa assim como os demais teve dificuldades para vencer Silvio Santos. Nem o corpo de jurados com fortes e talentosos cantores(Ivete Sangalo, Fábio Júnior e Dinho Ouro Preto na primeira temporada e Sandy, Thiaguinho e Paulo Ricardo na segunda temporada) foi o suficiente para garantir a liderança no horário. O programa saiu do ar recentemente e ainda é duvida na programação do ano que vem.
Nem o reality show mais bem sucedido da televisão brasileira foi páreo para o “Homem do Baú”. As edições 14 e 15 sofreram nas noites de domingo, dia importante no reality devido à formação do paredão. Pedro Bial e seus BBB’s costumavam ficar na vice-liderança durante alguns minutos da edição dominical.
Até enlatados de sucesso mundial foram escalados para garantir a liderança da emissora carioca nas noite de domingo, o canal exibiu as séries “24 horas” e “Revenge” no horário problemático. O resultado não foi o desejado, devido a derrotas constantes para o SBT a Globo se viu obrigada a compactar dois episódios em um para adiantar a retirada das séries do ar.
No último dia 19, a Globo estreou mais uma tentativa de não perder na guerra pela audiência para Silvio Santos, foi o humorístico “Tomara que Caia”. Apesar de estrear em alta, com certa vantagem para o SBT, o programa foi bastante criticado pelo público nas redes sociais o que teria deixado a emissora com o pé atrás sobre a nova atração. O que circula é que o canal já estaria escalando novos nomes para reforçar o time do humorístico. Particularmente acredito que é questão de tempo para o novo programa ser mais uma vitima do todo poderoso Silvio Santos. Enquanto a Globo continua errando, o “Homem do Baú” segue em ritmo de festa…
Coluna Sou Telespectador
Veja outros textos e curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/soutelespectador