Coluna: Morte de Cristiano Araújo faz Globo derrubar sua grade vespertina

Na última quarta-feira, dia 24, o Brasil acordou transtornado com a triste notícia da morte do ídolo sertanejo Cristiano Araújo. É inquestionável o sucesso que esse jovem de apenas 29 anos fazia pelo Brasil afora, sempre com muita humildade e querendo alcançar voos ainda maiores.
O impacto da morte de Cristiano Araújo causou um alvoroço nas produções de programas de todas as emissoras de televisão. Pautas programados para serem abordadas na última quarta precisaram ser deixadas de lado para mostrar ao telespectador todas as informações sobre o acidente trágico que além do sertanejo vitimou também fatalmente sua namorada Allana de Moraes.
Logo cedo, os primeiros noticiários do dia de todas as emissoras já destacavam o acidente do jovem cantor, já informando a morte da namorada Allana de Moraes e ainda naquela ocasião o estado grave em que estava Cristiano Araújo, um dos empresários do cantor, Vitor Leonardo e o motorista Ronaldo Miranda.
Para a tristeza de todos, a morte de Cristiano Araújo foi anunciada por um de seus empresários às 08:30 daquela triste manhã de quarta-feira, a partir daí algumas emissoras mudaram suas rotas e apostaram em uma forte cobertura em cima do acontecimento. Entre depoimentos e homenagem o tributo a Cristiano Araújo redeu em todos os sentidos…
A Rede Record e a Rede TV! foram as emissoras que mais falaram sobre a tragédia pela manhã. Enquanto Globo, SBT e Band apresentavam apenas flashes durante a programação, os programas “Hoje em Dia” e “Melhor Pra Você” conversavam por telefone incessantemente com policiais de Goiás e amigos sertanejos de Cristiano Araújo. Além de divulgar informações importantes que naquela ocasião não paravam de chegar.
A Rede TV! conseguiu tirar leite de pedra, com sua baixa estrutura jornalística conduziu sua cobertura sem alardes, focando na informação. Os convidados do dia do “Melhor pra Você”, a apresentadora Faa Morena, a cantora Marina Elali e o esportista Robson Caetano debatiam a dura jornada de um artista e suas consequências. Desde a estreia, essa foi a maior cobertura jornalística da atração que apesar da dificuldade logística não fizeram feio, graças à experiência de Celso Zucatelli, Edu Guedes e Mariana Leão. Na ocasião o “Melhor pra Você” marcou 1,3 de média, uma de suas maiores audiências desde a estreia.
Na Record o “Hoje em Dia” viu sua audiência dobrar com as informações divulgadas sobre a morte de Cristiano Araújo. César Filho, mais uma vez, deixou Ana Hickmann e Renata Alves de escanteio, conduzindo praticamente sozinho a cobertura. A escola do rádio onde César começou faz com que o ele demonstre segurança e propriedade nas informações. Esteve comedido em todo momento. Na última quarta-feira a revista eletrônica matinal da Record alcançou uma de suas maiores média, fechou com 7,5 pontos.

Com o sucesso da Record no horário da manhã e temendo continuar pela tarde, a Rede Globo também entrou na onda e passou quase toda sua programação vespertina falando sobre a morte de Cristiano Araújo. Sandra Annenberg ficou responsável pela cobertura global passando pelo Jornal Hoje e pelo Vídeo Show, que teve sua duração ampliada. A Globo graças sua estrutura espalhou links pela cidade de Goiânia de onde constantemente os repórteres da TV Anhanguera atualizavam as informações sobre velório e enterro do cantor.

O fato da Globo alterar sua programação para focar na morte do cantor sertanejo chamou a atenção de todos os telespectadores já que essa não é uma postura comum na emissora. Outros fatos tão ou mais graves que o acidente que vitimou Cristiano Araújo e sua namorada não tiveram o mesmo destaque no canal. A cobertura vespertina da emissora carioca entre uma notícia e outra ainda exibia a participação do cantor em alguns programas da casa. Falando em audiência, tanto o Jornal Hoje como o Vídeo Show fecharam com 12 pontos de média. Vale lembrar que em 1998 com a morte de Leandro, da dupla sertaneja Leandro & Leonardo, a Rede Globo também derrubou sua programação para homenagear o cantor, transmitindo seu velório ao vivo.
Acho que a Record exagerou na dose no “Balanço Geral SP 2ª edição” com Reinaldo Gottino. O tom sensacionalista do apresentador deu a cobertura um ar mais pesado ao acidente, apostando muito na dor dos companheiros de equipe do cantor e dos fãs. Passou do ponto! Deixando completamente de lado as notícias locais de São Paulo, o jornalístico explodiu e marcou 9,7 pontos de média.
![]()
Sem dúvidas, a BAND e a Rede TV! foram as emissoras que mais sofreram por falta de uma estrutura apropriada. Sonia Abrão e Datena precisaram de muito jogo de cintura para passar as principais informações a seus telespectadores sobre a morte de Cristiano Araújo. No programa “A Tarde é Sua”, o especialista em segurança Jorge Lordello mostrou particularidades do carro de luxo Ranger Rover semelhante ao que conduzia o cantor e sua namorada na hora do acidente procurando entender junto com o telespectador os motivos que puderam resultar na tragédia. Já no “Brasil Urgente” Datena recorreu ao seu filho Joel que apresenta a versão local do jornal policial em Goiânia e a radialista Tatá da rádio Nativa de São Paulo.
![]()
O SBT mais uma vez se mostrou tímido na cobertura da tragédia, vale lembrar que em 1997 com a morte de João Paulo da dupla sertaneja João Paulo & Daniel, a emissora de Silvio Santos exibiu um especial do cantor apresentado por Celso Portiolli. A programação do SBT permaneceu intacta, a morte do cantor só teve destaque em pequenos flashes, nos telejornais da emissora e no Programa do Ratinho, primeiro de nível nacional que Cristiano Araújo se apresentou pela primeira vez. Mesmo de forma modesta, o SBT exibiu matérias bem produzidas sobre a morte do cantor, mérito de sua afiliada “TV Serra Dourada” que é bastante forte na região.

De um modo geral não vi como exagerada a cobertura da nossa TV aberta, já que Cristiano Araújo era um cantor jovem, em acessão, conhecido no Brasil inteiro e morre de maneira inesperada, tragicamente, no auge do sucesso… As homenagens devem continuar nos programas do final de semana. A verdade é que um artista nunca morre, ficam suas músicas, seus DVD’s, suas participações em programas de televisão… Fica seu trabalho, seu legado…
Termino a coluna de hoje demostrando meu repúdio as pessoas que gravaram e compartilharam cenas tão horríveis do cantor Cristiano Araújo e de sua namorada Allana de Moraes depois de mortos. Total falta de respeito aos familiares e ao ser humano. Que a justiça seja feita!
Coluna Sou Telespectador
Siga-me no Twitter: @soutelespectado
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/soutelespectador
