Coluna: O Mundo cão ganha força na TV aberta!

Coluna: O Mundo cão ganha força na TV aberta!

Cidade-Alerta-Marcelo-Rezende

Nos áureos anos 80, programas popularescos ganhavam destaque na TV aberta, O Povo na TV foi pioneiro no início da emissora de Silvio Santos, fazendo história e roubando pontos no ibope da então imbatível Rede Globo. Wagner Montes e Jacinto Figueira Junior, conhecido como o Homem do sapato branco, marcaram época no TV.

Em 1991 o SBT coloca no ar um telejornal recheado de sensacionalismo e nomes consagrados neste universo. O Aqui Agora se torna um marco na Televisão brasileira, mostrando na TV um lado da notícia que até então era tratado como tabu por outras emissoras. Com o sucesso do telejornal, outras emissoras viram a possibilidade de expandir o chamado “Mundo Cão” em suas programações, gastando pouco e conquistando bons números no ibope.

Com o passar dos anos, esse tipo de programa perdeu força e acabou ficando adormecido por um bom tempo, até que o SBT resolve exportar a ideia de um programa estrangeiro,recheado de barracos e escala para sua apresentação uma novata. O Programa Márcia comandado durante anos por Márcia Goldsmith fez um sucesso avassalador, porém como os anteriores dividiu opiniões e perdeu força ao passar dos anos.

Mas se o assunto é sensacionalismo, a Rede Record é imbatível neste quesito. A emissora que durante anos quis se tornar uma Rede Globo, fez grandes investimentos e pouco sucesso, fato esse é que viu em produções apelativas a possibilidade de conquistar bons números no ibope e desde o relançamento do sanguinário Cidade Alerta, que segue como uma das maiores audiências do canal, o restante da programação, foi aos poucos seguindo o mesmo caminho.

Com uma programação quase toda voltada ao jornalismo, a emissora evangélica, usa e abusa de matérias tendenciosas e quase sempre recheadas de polêmicas envolvendo subcelebridades ou ainda violência urbana, crimes e sangue, muito sangue. Marcelo Rezende, uma espécie de Animador da violência, faz sucesso entre as classes sociais menos favorecidas e com isso seu circo dos horrores segue como uma das maiores audiências do canal, em contrapartida pouco faturamento, já que grandes marcas temem anunciar seus produtos em produções como essa.

Datena2

Já na Band, Datena segue a mesma linhagem com o seu Brasil Urgente e mantém uma das maiores médias do canal, a Rede TV viu no ex comediante João Kleber a possibilidade de sair do traço no ibope e deu ao apresentador diversos programas, com custo baixo e repleto de apelação, com quadros que beiram o ridículo, apelando para casos pra lá de armados, o apresentador conquista números bastante expressivos para a emissora de Alfaville.

Depois de alguns anos afastado da TV, Gugu Liberato retorna a programação da Rede Record com um programa repleto de quadros resgatados do seu antigo programa no SBT, o Domingo Legal e transforma grandes assassinos em celebridades, através de entrevistas que mais parecem bate papo de comadres e mais uma vez audiência da emissora explode, fazendo a Venus platinada Rede Globo, esticar sua programação do horário nobre, para combater o avanço da TV de Edir Macedo.

Carlos Massa o Ratinho, famoso por programas popularescos em diversas emissoras, fez o caminho inverso e hoje mantém o popular sem esbarrar no sensacionalismo e viu seu programa atrair telespectadores que até então não se identificavam com o estilo que o apresentador seguia há alguns anos atrás.

Mesmo com grandes investimentos e produtos feito a toque de caixa, a Rede Globo já não mostra tanta força diante da concorrência e por diversas vezes vê suas produções sendo incomodadas pelo mundo apelativo de algumas emissoras, já o SBT que mantém uma programação mais light, atrai em sua grande maioria telespectadores em produções enlatadas e reprisadas exaustivamente.

A questão é, ao que parece o telespectador brasileiro, prefere apreciar o mais do mesmo e tem medo do novo, fazendo assim que cada vez menos grandes investimentos sejam possíveis, já que o que vale mesmo são números e pouco importa se o que é colocado no ar, pode fazer alguma diferença, dessa forma o cardápio da TV aberta nos dias de hoje pode ser um tanto indigesto, ainda mais para aqueles que não tem acesso a outras fontes de notícia e tem nesse universo um tanto arriscado, como verdade absoluta.

Lucca Cardoso
Formado em Radio e TV Pela Universidade Cruzeiro do Sul
Educador da disciplina Cultura Digital
Twitter: @LuccaCardoso

Compartilhar: